Na tarde desta segunda-feira, 18/3, a Secretaria de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, através da equipe da Construtora Continental, realizou uma medida esperada há tempos pelos moradores: a instalação de lombadas na Av. Saturnino de Brito, nos dois lados da via, tanto no sentido bairro centro, quanto no sentido centro bairro.
Segundo o órgão responsável, o intuito é garantir medidas de proteção aos pedestres, ciclistas e motoristas, possibilitando a todos os cidadãos um trânsito mais seguro. Entretanto, poucas horas após a conclusão dos trabalhos, a eficácia das lombadas foi posta à prova.
Diversos motoristas foram flagrados subindo sobre as lombadas devido à alta velocidade no local, evidenciando um desafio para a efetividade das medidas de segurança. Ao longo dos últimos anos, a região entre a Avenida Saturnino de Brito e a Rua Giruá, esquina da antiga Fruteira Morango do Nordeste, tem sido palco de diversos acidentes, o que levou à necessidade da intervenção.
Infelizmente, a urgência das lombadas não impediu que um novo acidente fosse registrado no mesmo dia da sua inauguração. Isso levanta questões sobre a efetividade das medidas adotadas e a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa para garantir a segurança viária.
Com informações: Fernando Kopper