Offline
1° Encontro de Mulheres Técnicas Industriais do CRT-RS promove debates sobre igualdade de gênero na indústria
08/03/2024 19:09 em NOTICIAS

Diretoria do CRT-RS: Presidente Luiz Antonio Castro dos Santos, Diretor Financeiro João Francisco Silveira Martins, Diretora Administrativa Cleusa Maria Machado Cunha, Vice-Presidente Elemar Schneider e Diretor de Fiscalização e Normas Luiz Augusto Santiago.

 
 
 

O 1° Encontro de Mulheres Técnicas Industriais do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS) foi realizado nos dia 7 e 8 de março, no auditório da AIAMU em Porto Alegre. Abordando o tema “a mulher no mundo do trabalho” e com o objetivo de promover diálogos e debates sobre a importância da inserção de mais mulheres na atividade técnica industrial, o encontrou contou com as presenças de autoridades federais, estaduais e municipais, além de instituições de ensino técnico, associações e conselhos profissionais.

 Importância do evento

Na cerimônia de abertura, a Diretora Administrativa do CRT-RS e Coordenadora do evento, Cleusa Maria Machado Cunha frisou a importância da realização do encontro, “precisamos cada vez mais de espaços e fóruns de debates para abordarmos questões de gênero no ambiente de trabalho e do ensino técnico. Nosso seminário busca ampliar a discussão com os nossos colegas técnicos e técnicas e dar maior visibilidade para o trabalho das mulheres técnicas em suas áreas de atuação. Buscamos integração junto as Instituições de Ensino Técnico para ampliar a representatividade feminina com uma pauta resolutiva a cerca das adversidades enfrentadas pelas mulheres ao se colocarem no mercado de trabalho técnico industrial”. A Diretora agradeceu o incentivo do Presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos e a presença do vice-presidente do CFT Ricardo Nerbas, que estava presente representando a diretoria executiva do

onselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).

 

Ricardo Nerbas reforçou que a atual gestão do CFT tem compromisso com o

reconhecimento e a valorização profissional. O dirigente da autarquia federal

destacou que milhares de profissionais já estão registradas no conselho de classe

e fazem a diferença no mundo do trabalho, “as mulheres técnicas industriais estão

presentes no mundo do trabalho, elaborando estudos, executando projetos e prestando serviços em dezenas de modalidades técnicas. O talento, a competência e respeito aos princípios da ética, transparência e eficiência que norteiam a profissão, tornam estas profissionais indispensáveis ao desenvolvimento social e econômico do nosso País”.  

 
 Presidente Castro abriu oficialmente o evento
Em seu discurso de abertura do enveto, o Presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos, destacou a defasagem de mulheres técnicas na área industrial e falou sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam, “nosso Conselho possuí 16.600 profissionais registrados, onde apenas 1.230 são mulheres, precisamos pavimentar ações de incentivo às mulheres para atuarem na área industrial. O ano de 2024 indica uma crescente demanda por profissionais técnicos capacitados, esta é uma excelente oportunidade de colocação para as meninas que concluem seus estudos nas Escolas Técnicas, é necessário incentivá-las, por isso nosso Conselho se propõe à ampliar os debates em torno da igualdade de gênero na atividade técnica industrial".
 
 

Estiveram prestigiando o encontro o Presidente do CRT-MG Nilson Rocha e o Presidente do CRT-SP Gilberto Takao Sakamoto, além de representantes do CRT-RJ e do CRT-01. A Diretoria e os Conselheiros do CRT-RS também particaparam dos dois dias de evento. A Conselheira Suplente do CRT-RS e Coordenadora Adjunta do evento, Cláudia Maria Acosta falou sobre a organização do evento, "o 1° Encontro de Mulheres Técnicas foi idealizado para oportunizar a visão da mulher no ambiente de trabalho, os pontos favoráveis e os pontos que precisam atenção".

 

 

 

Programação intensa e debates

 


 

A palestra que abriu o primeiro dia do encontro foi “Carreira de Mulher”, com Alessandra Gonzaga, especialista em inteligência emocional e comportamental, na sequência a palestrante Ana Tércia Lopes Rodrigues abordou a temática “Profissional por Formação, Protagonista por Essência”. Na parte da tarde foi ministrada a palestra “Assédio e Violência contra as Mulheres”, pela Ana Cristina Quevedo, seguida pelo painel que abordou o Projeto Gurias na Inovação, com a participação de Alyne Garcia Jobim e Caroline Maldaner Heller, respectivamente diretora técnica de articulação e relacionamento e coordenadora de gabinete, na Superintendência da Educação Profissional do Estado (SUEPRO) do Rio Grande do Sul.

 

 

Ainda na parte da tarde foi realizada uma entrevista com a aluna Eduarda Souza Nunes do curso de eletrotécnica da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt. Finalizando a tarde do primeiro dia do Encontro foi apresentada a palestra com Maria Luiza Garcia, presidente da Associação dos Técnicos de Nível Médio das Companhias e Empresas de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE).

 

 

Abrindo o segundo dia de atividades do encontro, foi realizado um painel com a Diretora Administrativa do CRT-RS, Cleusa Maria Machado Cunha, acompanhada da Conselheira Suplente, Cláudia Maria Acosta sobre a atuação das profissionais. O evento foi finalizado com a exposição de um trabalho vencedor do Projeto Gurias na Inovação, chancelado pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, com o título “AGAIA: Dispositivo de Alerta para Casos de Deslizamento em Solo em Locais de Vulnerabilidade Social”.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!