O Monumento da Cruz em Benjamin Nott, considerado um dos símbolos históricos e o marco inicial do município de Cruz Alta, passou por um processo de revitalização, resgatando sua importância para a região. A iniciativa, realizada pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Secretaria de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana e Cidusa, visa preservar o patrimônio e dar destaque à localidade.

A secretária de Cultura e Turismo, Shana Reis, visitou o Monumento na última sexta-feira, 23/02, e foi recebida pelo morador e presidente da Associação Cultural Pedro Raymundo, Cláudio Varones, um colaborador ativo da obra. Durante a visita, a secretária destacou a importância da revitalização, que incluiu pinturas no monumento, bancos e calçadas, confecção de novas placas memorialísticas, e futuras melhorias na iluminação.
A cruz de concreto remete à história de 1698, quando jesuítas ergueram uma cruz de madeira no mesmo local, marcando território das missões espanholas na região. O local tornou-se, ao longo do século XVIII, o "Pouso da Cruz Alta" dos tropeiros paulistas e Portal Histórico das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. Construído em 1979, o Monumento da Cruz está situado a 15 quilômetros ao sul de Cruz Alta, consolidando-se como um ponto emblemático da história local.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte e fotos: Prefeitura de Cruz Alta