Papa Francisco aceita renúncia e concede título de Bispo Emérito a Dom Adelar Baruffi
12/02/2024 17:11 em RELIGIÃO

O Vaticano anunciou hoje que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Adelar Baruffi, bispo da arquidiocese de Cascavel, devido a motivos de saúde. O religioso enfrenta um tratamento para um tumor no cérebro, descoberto após um desmaio durante uma celebração em novembro de 2021.

O pedido de renúncia foi encaminhado ao Papa Francisco no final de 2023, e na última semana, o líder da Igreja Católica se manifestou favoravelmente ao afastamento de Dom Adelar Baruffi. Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (12), o padre destacou a necessidade de cuidar da saúde como motivo central para sua decisão.

Após assumir a arquidiocese em setembro de 2021, Dom Adelar Baruffi passou por uma cirurgia em março de 2023, mas o tumor no cérebro retornou, levando-o a solicitar a renúncia ao cargo episcopal. O processo de escolha do novo bispo ficará a cargo do Papa Francisco, segundo Dom Aparecido Donizete de Souza, bispo auxiliar da arquidiocese.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota expressando gratidão pelo serviço prestado por Dom Adelar Baruffi. O pároco assumiu a diocese de Cascavel em 2021, após a morte de Dom Mauro Aparecido dos Santos, vítima da Covid-19. A nota destaca a dedicação do religioso como bispo e educador, reconhecendo sua entrega em favor do serviço a Deus e ao povo.

Natural de Coronel Pilar (RS), Dom Adelar Baruffi ingressou no seminário aos 15 anos, recebeu ordenação presbiteral em 1995 e foi nomeado bispo em 2014, antes de assumir a diocese de Cascavel, passou pela diocese de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.

Com informações: Fernando Kopper

Foto: CNBB

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!