A Catedral Diocesana de Cruz Alta esteve lotada nesta Quarta-feira de Cinzas para a missa que marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 na região. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Nélio Zortea, e concelebrada pelo pároco, Pe. Márcio Laufer, e pelo diácono João Cortes.
Com o tema "Ecologia Integral", a campanha deste ano convida os fiéis a refletirem sobre a interdependência entre todos os seres vivos e a importância da preservação ambiental. Durante a homilia, Dom Nélio destacou que o equilíbrio ecológico depende do cuidado com a natureza e que as consequências do desmatamento afetam diretamente a vida humana.
"O cuidado com a criação está ligado à nossa espiritualidade e bem-estar social. Precisamos buscar mais serenidade e harmonia no lar, pois tudo está conectado", ressaltou o bispo. Ele também incentivou os fiéis a contemplarem a natureza como manifestação da bondade divina, reforçando o compromisso cristão com a preservação do planeta.
Promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade acontece durante a Quaresma e propõe reflexões sobre temas sociais e ambientais. Em 2025, a iniciativa reforça a necessidade de um compromisso coletivo com a proteção da Casa Comum, incentivando ações concretas em favor do meio ambiente.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Jornalista Greice Pozzatto