Offline
RIO GRANDE DO SUL REGISTROU O PRIMEIRO FEMINICÍDIO DE 2024
08/01/2024 08:59 em NOTICIAS

Mãe de três filhos, Mayla Cardoso, 31 anos, planejava abrir uma loja dedicada ao cuidado feminino. Chegou a procurar um local para instalar o empreendimento, junto com a amiga Barbara Moreira dos Santos, 24. Mas o sonho não irá se concretizar. May, como era conhecida, tornou-se a primeira vítima de feminicídio de 2024 no Rio Grande do Sul.

crime ocorreu no início da tarde de quinta-feira em uma residência localizada no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o ex-namorado da vítima, de 32 anos, foi preso em flagrante no local — o nome dele não foi divulgado.

Informações iniciais da BM davam conta de que a mulher teria sido assassinada com golpes de espeto de churrasco. Contudo, amigas de Mayla apresentam outra versão. Segundo Barbara, o filho mais velho da vítima, de 12 anos, relatou que a mãe foi morta com uma estocada desferida com uma chave de fenda. O garoto assistiu à cena, acompanhado dos irmãos de oito e três anos — o mais novo é filho do suspeito. 

Barbara conta que o menino relatou que, no começo da tarde de quinta, uma das brigas entre o ex-casal “saiu do controle”. Ele narrou que a mãe começou a pedir por ajuda e o mandou ligar para a polícia. Neste momento, para impedir que o garoto pedisse ajuda, o agressor o teria derrubado-o no chão, deixando hematomas no rosto da criança.

O filho relatou a Barbara que, para defender a mãe, apanhou um espeto que encontrou por perto, mas pouco conseguiu fazer diante do agressor. Neste momento, o suspeito teria pego uma chave de fenda e perfurado o tórax da mulher, diante dos três meninos. A seguir, o homem teria telefonado para familiares, dizendo que havia feito “uma merda” e que precisava sair dali.

O menino mais velho, por sua vez, entrou em contato com a avó materna, relatando que o ex-companheiro de Mayla “botou alguma coisa no peito da mãe, tá saindo muito sangue” .

Barbara conta que os dois meninos mais velhos “estão em choque”, tentando assimilar o que aconteceu. O mais novo questionou se a mãe estaria em algum hospital, ao que o mais velho teria respondido que “ela morreu, a mãe morreu na nossa frente”.

Sonho de empreender

Mayla Cardoso era vendedora de cosméticos — daí o interesse em expandir os negócios com uma loja. A amiga Barbara Moreira conta que era uma pessoa muito alegre, que estava sempre sorrindo.

— Ela era aquele tipo de pessoa que tira do dela pra colocar pros outros. Eu não perdi só uma amiga, ela estava sempre comigo, fazíamos tudo juntas. Eu estou desolada — desabafa.

Conforme Barbara, o relacionamento entre May e o ex-namorado, preso pelo crime, era tumultuado. Foram cerca de três anos marcados por frequentes brigas, conta a amiga.

Mayla morava na casa dos fundos da casa em que moravam o ex-namorado e a ex-sogra. Por conta disso, ele estava sempre presente na rotina dela.

— Ela queria se mudar, não queria mais ficar naquela situação. Já estava combinando de alugar outra casa, mas não deu tempo — diz Barbara.

Segundo ela, o homem não aceitava o fim do relacionamento, que aconteceu havia cerca de cinco meses, e frequentemente procurava Mayla tentando reatar.

— Ela me contava que ele chegava todo fofo, querendo conquistar ela de novo, mas no dia seguinte, do nada, ele já perdia a cabeça e virava outra pessoa. Por isso ela não queria mais nada com ele — relata. — A gente sabia que ele era problemático e que não fazia bem a ela. Eu tinha medo de que ele expulsasse ela de casa, por isso dizíamos para ela ficar longe. Mas matar? Não nunca esperávamos isso — completa.

Avisos

A surpresa, no entanto, foi apenas para a família da vítima. Segundo Barbara, parentes próximos do suspeito relataram que, durante a última semana, ele teria por mais de uma vez contado que planejava matar a mãe de seu filho.

Diante disso, a reação dos parentes teria sido levá-lo à igreja. Barbara lamenta que, em nenhum momento May ou seus familiares tenham sido avisados dessas ameaças.  

Portal Assinck

 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!