Offline
Ciclone extratropical atingirá a Região Sul. Antes áreas de instabilidade irão provocar temporais
24/12/2023 09:55 em NOTICIAS
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre esta sexta-feira, 22 de dezembro, e o próximo domingo, dia 24, áreas de instabilidade formadas pelo calor e a alta umidade irão provocar temporais no centro-sul do Brasil. Este padrão antecede a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria entre o fim do domingo e decorrer da segunda-feira, 25 de dezembro, pela Região Sul do País.

A partir da tarde e à noite desta sexta-feira, a instabilidade volta a ganhar força e provoca tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A previsão indica risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo.

No sábado, 23 de dezembro, as tempestades se concentram entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste. Nessas áreas, também há possibilidade chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h.

A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul se inicia no fim do domingo e, principalmente, na madrugada de segunda-feira. Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa do Rio Grande do Sul.

Ventos diretamente associados ao ciclone e a pressão atmosférica intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira, dia 26.

 

Saiba mais acessando o link:

https://portal.inmet.gov.br/noticias/ciclone-extratropical-atinge-regi%C3%A3o-sul-nos-pr%C3%B3ximos-dias

 

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!