No próximo sábado, dia 14, os olhos do Brasil se voltarão para o céu em um espetáculo astronômico único: um eclipse solar. Em determinadas regiões do Norte e Nordeste do país, o fenômeno se apresentará de forma anular, criando uma espécie de “anel de fogo” resultante da posição precisa entre a Lua, a Terra e o Sol.
Os privilegiados moradores de cidades do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco terão a oportunidade de testemunhar esse raro eclipse anular. Nas demais áreas do país, o fenômeno será visto de forma parcial. Em Porto Alegre, o momento mais propício para a observação será às 16h47min.
Apenas duas capitais estarão no caminho da anularidade: Natal (RN) e João Pessoa (PB). O último eclipse anular do sol ocorreu em junho de 2021, porém não foi visível no Brasil. O próximo evento deste tipo, após o deste sábado, está previsto para 2 de outubro de 2024.
Prepare seus óculos de proteção solar e fique atento aos horários para não perder esse espetáculo natural que nos conecta com o vasto universo que nos cerca.