Offline
Ibirubá Recebe Parecer Favorável e será reconhecida como a “Terra da Pitanga” por Lei na Assembleia Legislativa
22/09/2023 15:37 em NOTICIAS

Ibirubá, acabou de se tornar oficialmente conhecida como a “Terra da Pitanga”. O Projeto de Lei nº 217/2023, que propõe esse título imaterial e cultural, recebeu um parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, em 19 de setembro.
A iniciativa para este projeto veio da Secretária de Indústria e Comércio de Ibirubá, Dileta Pavão das Chagas, em março desse ano, que ressaltou a importância de resgatar a identidade simbólica do município. A deputada estadual Silvana Covatti (Progressistas) prontamente protocolou o projeto, reconhecendo a relevância desse gesto.
A relação entre Ibirubá e a pitangueira é profunda, uma vez que o nome da cidade tem origem no tupi-guarani, significando “pitangueira do mato”. A presença abundante de pitangueiras na região reforça essa conexão cultural e histórica. O título de “Terra da Pitanga” não apenas honra a cidade, mas também celebra a persistência dessa árvore sempre em crescimento, espelhando a resiliência da comunidade local.
A pitangueira, uma planta comum na região, representa a história do município e de seu povo, que é conhecido por seu espírito pioneiro e trabalho árduo. Esse projeto é um passo significativo na construção de uma identidade simbólica que diferencia a “Terra da Pitanga” e marca o início de uma tradição com a primeira Feira da Pitanga, programada para dezembro deste ano, coincidindo com a Expoibi.

O parecer favorável foi lido pela Deputada Nadine.

Por Raquel Balin Corrêa

 

Rádio Cidade de Cruz Alta/Jornal Tribuna

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!