Offline
Fenatrigo: pavilhão da Agricultura Familiar terá 35 expositores
22/09/2023 14:23 em NOTICIAS

Na XVII Fenatrigo Agrotecnologia a Agricultura Familiar tem espaço com seu nome em um pavilhão inteiro para o setor. Ultrapassando os números da edição passada, serão 35 expositores de Cruz Alta e outros 24 municípios que irão comercializar queijos, salames, copa, cucas, pães, bolachas, doce de leite, mel, cachaças, sucos, geleias, vinhos, erva-mate entre outros tradicionais produtos das agroindústrias. Além de artesanato com matéria prima rural e diversos tipos plantas.

O Pavilhão está sob a coordenação da Emater/RS-Ascar e conta com o subsídio de apoio a feiras do governo estadual para que os agricultores familiares possam expor gratuitamente. A chefe do escritório municipal da Emater Larissa Reis, afirma que seu sucesso durante a Feira se dá devido a qualidade dos produtos ofertados pelas agroindústrias.

Estas agroindústrias presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) nos municípios gaúchos. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem mais de 1,7 mil agroindústrias familiares certificadas pelo Governo do Estado.

“A agroindustrialização da produção se constitui em uma importante alternativa de geração de renda no meio rural, incentivando a permanência dos agricultores familiares e dos jovens no campo”, comenta Larissa.

Espaço Sabor Gaúcho

O Pavilhão da Agricultura Familiar, este ano terá uma novidade para os visitantes da XVII Fenatrigo Agrotecnologia. Pensando na comodidade do público que deseja consumir os produtos adquiridos no local, será montada uma estrutura com deque, mesas e cadeiras em frente o Pavilhão.

O espaço será chamado de Sabor Gaúcho e foi pensado para melhor atender os consumidores. O nome deste espaço faz alusão ao Selo Sabor Gaúcho, selo estadual que identifica os produtos oriundos de agroindústrias familiares rurais produzidos artesanalmente.

Espaço externo

Já no espaço externo, atrás do Pavilhão da Agricultura Familiar, será apresentado aos visitantes um Meliponário, com cerca de dez espécies de Abelhas Nativas Sem Ferrão. A ideia da dinâmica é disseminar mais informações sobre as espécies que vivem no RS e a importância da preservação, além de fortalecer a interação do campo com a cidade.

Também neste espaço, em parceria com o Grupo Jataí Cruz Alta, será realizado o 2º Encontro de Meliponicultores, no sábado, dia 7/10, as 14 horas.

“A ideia do evento é proporcionar um espaço de troca de experiências para criadores de ASF (Abelhas Sem Ferrão) de Cruz Alta e região”, informa Larissa.

Outra novidade na área externa será a inserção das temáticas reservação de água e irrigação, e hortifruticultura.

Com informações da Fenatrigo

Rádio Cidade/Jornal Tribuna

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!