Offline
ESTADO l Rio Grande do Sul avança no Ranking de Competitividade dos Estados pelo segundo ano consecutivo
24/08/2023 08:33 em NOTICIAS

O Rio Grande do Sul conquistou, pelo segundo ano consecutivo, um avanço significativo no Ranking de Competitividade dos Estados. Avaliado em dez pilares, o estado obteve destaque ao conquistar a primeira posição em competitividade na eficiência da máquina pública, elevando-se para a quinta colocação geral no ranking. Esse desempenho marca a melhor posição do estado desde o ano de 2018.

A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, ressaltou o impacto positivo das reformas promovidas pelo governo nos resultados alcançados: “As reformas promovidas pelo governo tiveram grande impacto sobre os resultados obtidos, e os efeitos positivos aparecem em quase todas as áreas”.

Os dados da pesquisa, conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria técnica com a Tendências Consultoria e a startup Seall, foram divulgados nesta quarta-feira (23). Os resultados demonstram o progresso notável do Rio Grande do Sul nesta edição do ranking. Além de subir duas posições em eficiência da máquina pública, o estado registrou um avanço de 18 posições em capital humano, alcançando a sétima posição nesse pilar.

De acordo com o levantamento, os resultados positivos na área de educação e infraestrutura também contribuíram significativamente para essa tendência de melhoria, e a expectativa para os próximos anos é de um contínuo progresso no ranking geral.

A pesquisa abrange três eixos fundamentais: avaliação das gestões com foco na população, atração de investimentos e planejamento e execução de políticas públicas. Lucas Cepeda, gerente de competitividade do CLP, enfatizou que o ranking destaca tanto os aspectos positivos quanto os negativos dos estados, fornecendo insights para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

O Rio Grande do Sul ocupou as seguintes posições nos pilares avaliados:

  • Eficiência da máquina pública: 1º
  • Inovação: 2º
  • Sustentabilidade social: 4º
  • Segurança pública: 5º
  • Educação: 6º
  • Capital humano: 7º
  • Sustentabilidade ambiental: 9º
  • Infraestrutura: 16º
  • Potencial de mercado: 20º
  • Solidez fiscal: 27º

O estado se destaca como o único da região Sul a apresentar um aumento de competitividade e permanece entre os 10 estados mais competitivos do Brasil pelo sexto ano consecutivo. São Paulo lidera o ranking (1º), seguido por Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Distrito Federal (4º).

Sobre o Ranking O Ranking de Competitividade dos Estados é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) há 12 anos. Ele avalia as 27 unidades federativas do Brasil por meio de 99 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e aprimoramento da gestão pública: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

Com informações: Rádio Cidade/Jornal Tribuna

Fonte: Leouve

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!