A Polícia Civil deflagrou a Operação Tessera Fabula neste domingo, resultando na prisão de quatro indivíduos envolvidos no golpe do “conto do bilhete”. A ação está sendo realizada em Passo Fundo, com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva.
O nome da operação, Tessera Fabula, significa golpe do bilhete em Latim. Durante a operação, a polícia encontrou documentos falsos, além de quantias em reais e dólares, relógios e joias na residência de um dos criminosos. Suspeita-se que esses objetos sejam de vítimas que entregaram seus bens como garantia para a suposta retirada do prêmio prometido pelos golpistas.
A operação é conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Delegacia de Polícia Regional de Passo Fundo e da DRACO do município.
O delegado Thiago Albeche, titular da DRCID, explicou que assim que as ordens de prisão foram emitidas, a operação foi organizada e iniciada no dia seguinte, visando a máxima eficiência e sigilo durante a atuação policial. A agilidade foi necessária devido à rotina intensa de viagens do grupo criminoso, que realizava golpes em diversas localidades.
O golpe do bilhete teve origem em Porto Alegre, em março deste ano, quando uma idosa residente no bairro Moinhos de Vento sofreu um prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil, além de 3,5 mil dólares e joias. Segundo a polícia, os golpistas atuavam em duplas, abordando as vítimas diretamente, enquanto outros três indivíduos ofereciam suporte próximo ao local. Estima-se que eles tenham agido em vários municípios do Rio Grande do Sul, bem como em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, totalizando cerca de R$ 2 milhões roubados por meio desses golpes.
Recentemente, outra operação, denominada Aviditá, também focou nesse mesmo tipo de crime. A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do DEIC identificou membros de uma associação criminosa originária de Passo Fundo que aplicava o golpe do bilhete em municípios gaúchos. A DRCID/DEIC identificou mais seis indivíduos, também de Passo Fundo, que já haviam feito pelo menos 10 vítimas nesse tipo de estelionato. Durante as investigações, um dos alvos foi preso em Santa Catarina, após a troca de informações entre a polícia gaúcha, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do estado vizinho.
O nome da operação, Tessera Fabula, significa golpe do bilhete em Latim