Uma vida no hospital…
Assim pode ser descrita a história de Jean Carlos Kittlaus, que completa 18 anos nesta terça-feira, 27 de dezembro e que desde que nasceu, em 2004, tem como moradia o Hospital de Caridade de Ijui. Diagnosticado com miopatia congênita, doença rara que não lhe permite fazer o movimento respiratório, Jean faz uso permanente de aparelhos para viver. Desde que a doença foi descoberta, o jovem tem como casa um quarto Hospital de Caridade, em Ijuí, com equipamentos de respiração mecânica. E justamente por isso, Jean jamais conseguiu sair do hospital.
A mãe, Eliane Zilke Kittlaus, de 44 anos, adaptou a sua rotina às necessidades de Jean desde que ele nasceu. No início, com a necessidade de Jean depender 24 horas de cuidados no hospital, a rotina de Eliane não foi nada fácil, pois morava no interior de Ajuricaba, na Linha 15, e toda a semana tinha que vir a Ijuí ver o seu filho. “Eu vinha e ficava toda a semana aqui em Ijuí. Ficava em uma pousada. E de sexta-feira de noite eu ia para casa, passava o final de semana porque eu tinha outra filha de apenas nove anos”, explica.
Essa rotina de idas e vindas a Ijuí perdurou por seis anos. E após brigas dentro de casa, Eliane decidiu se divorciar, sair do interior, ir para a cidade de Ajuricaba e ser protagonista de sua história. Sem trabalho que lhe garantisse uma renda, ela voltou a estudar, terminou o ensino médio e, logo, iniciou o curso de Técnico em Enfermagem, já visando os cuidados do seu filho.
Com os estudos completos, Eliane foi morar em Ijuí e começou a trabalhar na 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, na parte de higienização. E depois de concluir o curso técnico, começou a trabalhar no mesmo hospital em que Jean está internado. “Trabalho na Clínica Médica, onde são realizados os cuidados prolongados com pacientes. Pacientes idosos, acamados, que ficam mais tempo no hospital”.
Foto: Arquivo pessoal/Facebook
Amigo de Maurício de Sousa e autor de livro
Jean sempre foi fã do trabalho do cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Em 2013, quando tinha 8 anos, Jean recebeu a visita de seu ídolo, Maurício de Souza, que o inspirou a escrever suas próprias histórias. Na ocasião, Maurício o descreveu assim:
“Esse é o garotinho de Ijuí, com seus sonhos e fé, nem está aí para suas limitações e resolveu voar.”
A proximidade do pequeno autor com Mauricio de Sousa tornou possível a realização do sonho de publicar o primeiro livro. A ideia partiu da professora de Jean, que mandou seus textos para o cartunista, o qual incumbiu um membro de sua equipe de juntar tudo em uma única história. Após Jean aprovar a nova versão, a equipe de ilustradores de Maurício começou a fazer os desenhos que ilustrariam a história. Surgia então o livro “O Show do Pavão Fanfarrão” lançado em uma livraria de Ijuí e também na Livraria Literatus, em São Paulo.
Homenagem especial
No dia em completará 18 anos, Jean receberá uma homenagem muito especial: a presença de toda equipe médica e de enfermagem, além da banda do Exército, que irá levar um farda especial para o jovem aniversariante.
Fonte: Santiago News