Pelo plantio de duas mil mudas na bacia do Lajeado da Cruz, nesta quinta-feira, 10, foi entregue pela Secretária de Desenvolvimento Rural, Débora Teixeira e Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Gutierrez, a premiação do Projeto Coprel Ecologia para o Rotary Club Erico Verissimo e Capitão Junges, Administrador do Campo de Instrução de Cruz Alta. Ainda foi destaque no projeto pelo plantio em 2021, Roberto Durigon Lemes. Os produtores alcançaram níveis excelentes de plantio, com índices de sobrevivência das mudas próximos de 100%. A Prefeitura de Cruz Alta também foi premiada com um notebook pela assistência dada aos produtores.
O Coprel Ecologia é um projeto de reposição florestal obrigatória, no qual a cooperativa de energia elétrica, com o apoio de prefeituras e produtores, realiza o plantio de mudas de árvores nativas. A cooperativa faz a distribuição gratuita aos produtores cadastrados nas prefeituras participantes. Além de fornecer as mudas e estacas, a Coprel também acompanha o desenvolvimento do plantio por meio de vistoria técnica periódica, seguindo critérios pré-estabelecidos juntamente com o Departamento de Biodiversidade (DBIO) do Estado.
Nesta edição do programa, em setembro, foram disponibilizadas 3.500 mudas e estacas de madeira que serão distribuídas para sete produtores de Cruz Alta. Ao longo dos 15 anos de realização do Coprel Ecologia, foram plantadas 515 mil mudas de árvores nativas em APPs.
“As respectivas mudas serão avaliadas pelos técnicos da Coprel e da Prefeitura em dezembro de 2022”.
PROJETO DE PRESERVAÇÃO DO LAJEADO DA CRUZ
O projeto de proteção ambiental Lajeado da Cruz visa proteger as nascentes localizadas no CICA – Campo de Instrução de Cruz Alta, através do cercamento das áreas localizadas ao seus arredores e plantio de mudas, objetivando a recomposição da cobertura nativa ao longo das margens do rio.