Privatização, conjuntura política e acordo coletivo foram destaque nos debates
Nos dias 12 e 13 de setembro, o SINDIÁGUA/RS realizou mais uma edição do encontro de representantes sindicais em Porto Alegre, com o objetivo de debater temas relevantes aos trabalhadores e trabalhadoras. Durante os dois dias de evento, a direção do SINDIÁGUA e os representantes sindicais, puderam debater sobre os enfrentamentos do sindicato no que se refere à tentativa de privatização, estratégias de luta, atual cenário político além da negociação do acordo coletivo que está em plena atividade, e demais assuntos pertinentes à categoria. O evento reuniu sindicalistas de todo o estado.
O debate dá a oportunidade aos trabalhadores e trabalhadoras que se manifestem através de seus representantes, sobre as condições de suas áreas de atuação dentro da Companhia, e a dificuldade que vem sendo enfrentada por conta do sucateamento proposital do governo do estado, gerando péssimas condições de trabalho.
O presidente da entidade, Arilson Wünsch, aponta que as reuniões servem também para mobilizar a categoria. O presidente destaca que a união neste momento é importante e pode refletir no futuro político do Rio Grande do Sul. “Nossa categoria é imensa, e pode ajudar a decidir uma eleição, nossa intenção é alertar a todos e todas para que não cometam o erro de escolher representantes que repudiam nosso emprego e querem entregar nossa Companhia, se dividir agora, não é uma opção, essa eleição definirá nosso futuro”, ressalta Arilson.
O dirigente destacou ainda que a categoria se encontra em estado de greve, e poderá deflagrar a qualquer momento.
ATO EM DEFESA DA CORSAN PÚBLICA
Na próxima quinta-feira (22/09), o SINDIÁGUA/RS convoca ato em defesa da Corsan pública. O movimento “RS pela Água” que marcou o dia 28 de junho deste ano, toma força e retorna para mobilizar a categoria e a sociedade civil.
Novamente o sindicato se une com várias entidades sociais para convocação marcada para a próxima quinta-feira. A caminhada inicia às 13 horas em frente a prefeitura de Porto Alegre, segue até o Tribunal de Contas do Estado e finaliza com abraço simbólico na sede Companhia Riograndense de Sanemanto.
A organização do evento estima que pessoas dos mais de 300 municípios atendidos pela Corsan e demais empresas públicas que também são alvos da tentativa de privatização estejam presentes no ato.
“As entidades novamente estão mobilizadas para esse grande ato esperado para quinta-feira que vem, estamos nos aproximando das eleições e precisamos abrir os caminhos de quem ainda não se decidiu, queremos ainda mostrar a importância da água e da Corsan públicas, e enquanto tivermos tempo para essa luta, estaremos fazendo, seremos incansáveis e queremos mostrar para a sociedade quem está do nosso lado.” Ressalta o presidente da entidade.
Estão somadas ao movimento Entidades como o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), entre outras de diferentes segmentos.
Candidatos reafirmam compromisso contra a privatização
Os candidatos ao Governo do Estado, Carlos Messalla (PCB), Vieira da Cunha (PDT) e Edegar Pretto (PT), estiveram presentes na atividade do Sindiágua/RS. Ambos retomaram as pautas da privatização reafirmando o compromisso com a categoria em não privatizar a estatal, além de diversas pautas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras. Na oportunidade, os representantes entregaram aos políticos uma carta compromisso com o saneamento e Corsan pública. O documento entregue contém informações técnicas sobre a capacidade da Companhia em cumprir o Marco Regulatório.
Os candidatos também foram convidados para participarem do ato na próxima semana.
Assessoria de Imprensa
Sindiágua/RS