O Ministério Público denunciou nove pessoas, na terça-feira (13), pela morte de seis pacientes do Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em março de 2021. Em meio ao momento mais agudo da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul, as vítimas morreram por falha no fornecimento de oxigênio na unidade.
Segundo a promotora Ivanda Grapiglia Valiati, a causa das mortes foi a interrupção da distribuição de oxigênio por 28 minutos, no dia 19 de março de 2021, na UTI e na emergência da instituição. Na denúncia, ela descreve que as vítimas estavam internadas “em estado clínico grave, em regime de ventilação mecânica, entubadas e sedadas, necessitando de oxigênio suplementar para permanecerem vivas e estáveis, quando o tanque criogênico de oxigênio líquido atingiu nível zero, entre 07:25:20 e 07:53:25”.
Entre os denunciados por homicídio culposo, estão gestores do hospital e da associação que geria a unidade à época, além de trabalhadores ligados à empresa que fornecia oxigênio. A promotora destaca que todos “agiram com negligência, imprudência e imperícia, bem como inobservando as regras técnicas de profissão, contribuindo para o resultado morte”.
G1 entrou em contato com a Prefeitura de Campo Bom, com a Associação Beneficente São Miguel, com a Air Liquide e com a administração do Hospital Lauro Reus e aguarda retorno.
Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, teve seis mortes causadas por falta de oxigênio, aponta MP-RS — Foto: Hospital Lauro Reus/Divulgação
Fonte: G1