Nos últimos dias, a DPPA(Delegacia de Polícia Civil de Pronto Atendimento), tem registrado um grande número de ocorrências de golpes e estelionato no município de Cruz Alta.
Vamos conferir alguns dos registros:
Data Registro: 06/09/2022(Terça-feira)
Fato: ESTELIONATO-EMPRÉSTIMOS Horário: 08h
Histórico:
Informa o comunicante que é aposentado e que foram incluídos empréstimos consignados em sua folha de pagamento, todos eles, segundo o comunicante, de forma fraudulenta.
Diz que não solicitou tais empréstimos e não autorizou terceiros a solicitá-los, e que nunca foi cliente do Banco onde os quais foram contratados.
Data Registro: 06/09/2022 (Terça-feira)
Fato: ESTELIONATO Horário: 08h
Local: Centro - CRUZ ALTA RS
Histórico:
Informa o comunicante que ao visualizar seu extrato bancário, constatou que foram feitas duas operações de transferência fraudulentas via PIX. Assim, foi até a agência bancária, onde lhe informaram dados das transferências indevidas. Que não foi a comunicante quem fez tais transferências, tampouco autorizou terceiros a fazê-las.
Data Registro: 07/09/2022 (Quarta-feira)
Fato: ESTELIONATO Horário: 14h
Local: CRUZ ALTA RS
Histórico:
O comunicante visualizou numa rede social o anúncio de venda de um veículo e entrou em contato com o suposto vendedor e que o mesmo lhe enviou fotos do veículo e do documento CRLV do mesmo.
Foi combinado que o carro seria levado até a casa da filha do comunicante e o mesmo efetuou o pix de um pequeno valor para o combustível, o qual seria debitado do total do preço do carro.
No caminho, foi informado que havia quebrado a homocinética do carro e que precisaria de mais um pequeno valor para o conserto, tendo a vítima feito outro PIX. Refere que aguardou até o momento, porém, o veículo não foi entregue. A vítima diz que foi vítima de um golpe de estelionato.
Data Registro: 07/09/2022( Quarta-feira)
Fato: ESTELIONATO Horário: 12h
Local: CRUZ ALTA RS
Histórico:
A comunicante, após visualizar a página de um amigo em uma rede social, o qual estava anunciando móveis usados para venda, entrou em contato por mensagens e manifestou desejo em comprar uma mesa.
Na conversa, foi solicitado em entrar em contato através de um número de aplicativo, para seguir na negociação. Assim, adicionou o número e então seguiram na negociação, sendo passado uma chave PIX para pagamento e a comunicante efetuou a transferência, entretanto, ao final do dia já não conseguia mais interagir com o vendedor.
Assim, desconfiada, entrou em contato com familiares do seu amigo, os quais referiram que a página dele havia sido `hackeada` e que estavam fazendo uso para aplicar golpes.
Data Registro: 07/09/2022 (Quarta-feira)
Fato: ESTELIONATO Horário: 23h
Local: CENTRO - CRUZ ALTA RS
Histórico:
Comunica que alguém se passando por um restaurante entrou em contato via rede social, informando que a declarante havia ganhado um jantar para casal, mas que para ela receber o prêmio deveria enviar o número do celular para que a declarante enviasse um código.
Afirma que ao receber o código enviou conforme o solicitado pelo perfil e que logo após teve a conta instagram HACKEADA.
Que a filha da declarante descobriu após ver que havia vários objetos a venda no perfil que haviam hackeado.
Com Informações da Polícia Civil de Cruz Alta