As rajadas de vento que provocaram temor e estragos no Rio Grande do Sul, entre a noite de segunda (15) e a madrugada desta terça-feira (16), atingiram a velocidade de 120km/h em Canoas, na Região Metropolitana. A forte tempestade teve ainda muitos raios e chuva de granizo.
Entre 19h10min e 19h20min, no Aeroporto de Canoas, outra fortíssima rajada foi registrada: 111km/h. Em São José dos Ausentes, na Serra, o recorde de vento foi de 92km/h. Soledade, no Norte, ficou pouco atrás, com 91km/h.
De acordo com a Climatempo, as outras cidades mais afetadas pela intempérie foram Rio Pardo, Joia e Barra do Ribeiro.
A tempestade se caracterizou por nuvens do tipo cumulonimbus bastante carregadas que avançaram sobre o território gaúcho. Essas nuvens se formaram a partir da combinação do deslocamento de uma frente fria e da intensa entrada de ventos quentes no sul do Brasil, vindos do norte do país. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera forçou a concentração de umidade e o grande desenvolvimento vertical das nuvens.
Ainda é preciso analisar melhor os dados e as imagens para saber se pode ter ocorrido o que se chama de microexplosão em Canoas. Trata-se de um evento de tempo severo associado a fortes correntes de ar descendentes (na direção da nuvem para a superfície), que se espalham de forma horizontal, chegando a percorrer cerca de seis quilômetros de distância. A duração fica entre dois e cinco minutos. Apesar de ser um fenômeno rápido, é capaz de gerar ventos de até 270km/h.
— Durante a tarde e a noite de segunda, houve a formação de linhas de instabilidade. Os temporais estavam associados às nuvens do tipo supercélula, que são nuvens cumulonimbus mais desenvolvidas, que costumam trazer fortes chuvas e até condições para tornados ou microexplosões — explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo.
Rajadas de vento mais intensas
Registro feito até as 3h desta terça-feira (16)
- Canoas: 120km/h
- São José dos Ausentes: 92 km/h
- Soledade: 91km/h
- Bento Gonçalves: 78km/h
- Passo Fundo: 77km/h
- Campo Bom: 76km/h
- Bagé: 75 km/h
- Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja: muitas rajadas entre 80km/h e 111km/h
- Laguna/Farol de Santa Marta: 93km/h
- Caçador (SC): 76km/h
- Joaçaba: 75km/h
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e aeroportos
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Fonte: GZH
Jornal Tribuna/Rádio Cidade 98.3 FM Cruz Alta/RS