Offline
Aprendizes do Campo da Cotriel apresentam projetos
25/01/2022 13:09 em NOTICIAS

Na tarde da terça-feira, 11, no Auditório da Afeco, em Espumoso, alunos do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo da Cotriel apresentaram seus projetos desenvolvidos nos primeiros sete meses na turma, que iniciou em junho de 2021.

 

Na abertura, a presidente da Coeducars, Fátima Hallal elogiou o nível dos trabalhos e o empenho dos estudantes em envolver seus pais nas iniciativas: “O trabalho feito pelos professores em motivar vocês foi importante, mas ainda o que pudemos perceber é que todos pensaram diferente, com iniciativas que em alguns casos visam gerar renda e lucro e outras são para o consumo próprio. Pudemos perceber que todos mencionaram a importância da família e, desta forma, todos entenderam que este projeto é mais do que apenas aprender, mas gostar da propriedade”, frisou.

 

Leocezar Nicolini, presidente da Cotriel, disse em sua manifestação que o programa fomenta a sucessão familiar, mas que esta só vai ocorrer se for estimulada pela família, pelos pais e a  cooperativa: “A semente que foi plantada neste projeto vem de encontro ao que nós acreditamos, que é o agronegócio, grande responsável pelo crescimento do PIB do Brasil e que durante a pandemia não parou e que segue mesmo em um ano difícil como este. Sei que nem todos irão continuar na propriedade e se inteirar dos negócios da sua família, mas tenho certeza que vocês estão tendo oportunidade de estudar e conhecer o agro para poder falar bem dele, a fim de conscientizar muitas pessoas que sem conhecimento de causa falam mal da agricultura, uma atividade segura, sustentável e que produz alimento.  Por isso, a Cotriel, seus pais e famílias têm trabalhado a fim de levar informação, tecnologia e informação a fim de que todos possam produzir e ter renda independente da atividade que está inserida. Esta será a primeira turma de muitas que irão proporcionar um futuro brilhante para o setor agrícola na região”, finalizou.  

 

Logo após 12 dos 20 jovens desta primeira turma apresentaram suas iniciativas. Cláudia Santos, da Serra dos Engenhos, demonstrou a aplicação da horta e da implementação da galinha poedeira. Eduardo Hefler, de Alto Alegre, criação de galinha consorciada com horta; Geovana Gugel, do Pontão do Butiá, Horta familiar; Gustavo Gardin, do Alto Tigreiro, criação de galinhas caipiras; Indridy Fiuza, da Serra dos Engenhos, estufa de produção de hortaliças; Ingridi Ottoni, de Rincão do Bugre: agricultura sustentável; Julia Zuchelli, do Alto Tigreiro, criação de abelhas sem ferrão; Luiz Henrique Schimitz, do Campo Comprido, criação de coelhos; Marieli Zanatta da Silva, da Serra dos Engenhos, criação de peixes; Milena Bigaton, do Arroio da Prata, criação de galinhas e Tauan de Oliveira, de Eucaliptos, Horta canteiro produtivo.

 

Ao final, o nível dos trabalhos foi elogiado. Em suas manifestações, a assessora administrativa Ana Beatriz Gava e a gerente de gestão de pessoas da Cotriel, Stela Scharlau frisaram toda a busca de conhecimento dos alunos em desenvolver os projetos na prática bem como o trabalho da Coeduars e os professores em orientar os alunos.

COMENTÁRIOS