Apesar do calor, bebida segue parte da rotina da população gaúcha. Alimentos leves e com água são opções para suportar as temperaturas, que devem ultrapassar os 40°C durante a semana.
A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde terça-feira (11) faz com que muitas pessoas alterem a rotina de alimentação e de consumo de bebidas. Os produtos gelados são os favoritos, mas o tradicional – e quente – chimarrão segue entre os mais aproveitados no estado. A professora Sônia Alscher, do curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, afirma que o corpo humano não é prejudicado pelo consumo da bebida quente em dias de altas temperaturas.
"Pode continuar tomando o chimarrão numa boa. Existem mecanismos que neutralizam a temperatura da água assim que ela entra no corpo", diz.
Segundo Pedro Schwengber, diretor da Escola do Chimarrão, o fato de a bebida ser servida quente evita o choque térmico.
"Em um dia de 40ºC, tomar uma bebida gelada dá o contraste. Se tomar o chimarrão em 70°C, mata mais a sede", opina.
O especialista, no entanto, comenta que o tereré, a infusão da erva-mate em água fria, vem ganhando adeptos no Rio Grande do Sul. A bebida é mais popular em estados que fazem fronteira com o Paraguai, como o Mato Grosso.
"É pouco o consumo aqui [no RS]. Porém, está avançando muito, principalmente entre os jovens", comenta Pedro Schwengber.
Fonte: G1 RS