Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (26) pelas americanas Minor Planet Center e Catalina Sky Survey, um asteroide com cerca de dois metros quase atingiu a Terra nesta segunda-feira (25).
Devido a suas pequenas dimensões, o objeto não foi detectado com grande antecedência. Assim que foi observado, cerca de quatro horas antes da sua aproximação máxima da Terra – a uma distância de 3.047 km – ele foi batizado de 2021 UA1.
Caso atingisse a Terra, por ser muito pequeno, representaria risco muito baixo, mas talvez deixasse alguns meteoritos em solo ou pudesse causar algum dano pontual.
O impacto com a atmosfera liberaria uma energia equivalente a 150 toneladas de dinamite, o que seria cerca de 100 vezes menos energético que o meteoro de Chelyabinsk, ocorrido na Rússia em 2013.
sse é o terceiro asteroide que passou mais próximo da Terra, sendo que antes desse, no ano passado, outros dois passaram perto: um do tamanho de um carro e outro com quase cinco vezes o tamanho de um dos grandes estádios de futebol do Brasil.
Fonte: GZH