Offline
“Nosso maior desejo é conquistar mais jovens que unam seus conhecimentos aos nossos, para podermos nos desenvolver como lideranças”, diz presidente da JCI Espumoso, Diego P
20/08/2021 20:23 em SOCIAL

Na reportagem especial desta semana, o Tribuna Espumoso conversou com o presidente da JCI Espumoso, Diego Piovesan de Ramos, que falou a respeito das atividades durante a pandemia e os projetos em desenvolvimento. 

 

Quais os projetos da JCI Espumoso?

Neste momento de distanciamento social, onde precisamos seguir alguns protocolos, os projetos da JCI Espumoso estão voltados principalmente ao desenvolvimento de jovens líderes, com a Escola de Líderes que acontece quinzenalmente nas segundas-feiras, junto às nossas plenárias; e também com ações comunitárias e sociais, como o concurso de Oratória, Redação e Desenho nas Escolas e o Projeto JCI do BEM. Também neste ano de 2021, realizamos o Encontro Regional da JCI, onde fomos anfitriões deste evento para 12 Organizações Locais da região Sul, o evento aconteceu de forma online no mês de julho.

 

Como está sendo realizar as atividades em meio a pandemia?

Um enorme desafio! A JCI é feita de pessoas para pessoas, e o que sempre nos tornou fortes são os laços que construímos enquanto membros, líderes, cidadãos... Sentimos falta dessa proximidade durante o ano de 2020, devido a impossibilidade de nos encontrarmos presencialmente. Agora em 2021, conseguimos retornar ao modelo presencial em nossas plenárias, mas continuamos observando os protocolos necessários. O Encontro Regional é um exemplo, nossa vontade era reunir aqui em Espumoso todos os membros, porém precisamos realizar online. Estamos aprendendo com esse novo modelo: durante o Encontro Regional, nossa organização esteve representada com equipe de Debate, com Oratória Interno e com Oratória nas Escolas, houve muito desenvolvimento para todos os envolvidos. Um exemplo disso é que estamos na etapa Nacional com a companheira Roberta Merlin Bertolini, no Oratória Interno. O qual será disputado em Outubro, na Convenção Nacional em São Miguel do Oeste.

 

Uma das características da JCI, é a renovação de valores. O que esse período pandêmico trouxe nesta questão de agregação de valores?

Assim como todos os indivíduos, somos formados por valores que norteiam nossa vida, nossas decisões. Os valores da JCI e dos membros se encontram no momento em que desenvolvemos o voluntariado e colocamos nossa carta de princípios em ação. 

A nossa missão como organização é oferecer oportunidades de desenvolvimento que permitam aos jovens criar mudanças positivas em suas comunidades e nossos valores estão expressos em nossa carta de princípios que faço questão de mencionar abaixo:

Nós acreditamos:

Que a fé em Deus dá sentido e finalidade à vida;

Que a fraternidade entre os homens transcende a soberania das nações;

Que a justiça econômica pode ser melhor obtida por homens livres, através da livre iniciativa;

Que os governos devem ser de leis mais que de homens;

Que o grande tesouro da terra está na personalidade humana;

E que servir a humanidade é a melhor obra de uma vida.

 

Como foi colocar em prática os treinamentos e cursos? Quais os desafios?

O voluntariado sempre é um desafio, contamos com a motivação de cada pessoa, com seu interesse em participar e fazer a diferença. Felizmente, nosso grupo de membros da JCI Espumoso tem clareza quanto ao papel de cada um na organização, e faz o possível para se dedicar e honrar com os compromissos assumidos. Estamos trazendo para a Escola de Líderes temas muito relevantes, como Oratória, Educação Financeira, Comunicação Não-Violenta, Inteligência Emocional... Nosso maior desejo é conquistar mais jovens que unam seus conhecimentos aos nossos, para podermos nos desenvolver como lideranças. E assim, impactamos positivamente nossa comunidade.

 

Quantas pessoas estão envolvidas nas atividades da JCI? 

A JCI Espumoso conta com 21 membros juniores, além desses, temos os membros senadores e seniores que apoiam a realização dos eventos e ações. Dos membros juniores, 15 compõem o comitê executivo, que é responsável por coordenar os projetos, capacitações e executar o planejamento estratégico.

 

Sobre a JCI Espumoso

A JCI é uma organização mundial, uma rede de líderes que buscam impactar positivamente suas comunidades, através do desenvolvimento da liderança e da prática do voluntariado. Participam jovens de 18 a 40 anos, chamados de membros “júnior”, que ocupam cargos e assumem responsabilidades sobre projetos e ações. Após os 40 anos, os membros são chamados de “sênior”, podem continuar participando mas não ocupam cargos.

Na JCI cada cargo pode ser ocupado uma única vez pelo membro, se renovando a cada ano. Isso oportuniza que cada um possa se desenvolver dentro de cada iniciativa que realizamos.

Nossos encontros acontecem quinzenalmente nas segundas, na Casa da Cultura de Espumoso.

O convite a participar é aberto a todos os cidadãos de 18 a 40 anos, que queiram ser líderes e realizar mudanças positivas em suas comunidades. Estamos abertos para nos desenvolvermos juntos.

 

Se interessou?

Acompanhe a JCI Espumoso e participe:

Facebook: JCI Espumoso

Instagram: @jciespumoso

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!