Offline
Entenda as diferenças entre as vacinas contra a Covid-19 utilizadas em Espumoso
SAÚDE
Publicado em 17/07/2021

Vacinar-se é um ato necessário para a proteção individual e coletiva. Por meio dele, algumas doenças já foram erradicadas, como a varíola e a poliomielite. E, apesar de nenhuma vacina ser 100% eficaz, hoje a imunização é essencial para prevenir óbitos, casos graves da Covid-19 e para conter a pandemia. 

Quatro vacinas contra a doença já receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil: CoronaVac, vacina do Butantan produzida em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, e os imunizantes das empresas AstraZeneca, Pfizer e Janssen. 

Vale ressaltar que comparar a eficácia das vacinas e tentar eleger a melhor entre elas pode levar a conclusões enganosas. Isso porque os imunizantes foram desenvolvidos a partir de técnicas diferentes e testados em momentos, locais e em populações com nível de exposição ao vírus diferentes. Houve rigor científico em todos os testes e dados que comprovaram segurança e eficácia.

 

Diferenças entre as vacinas utilizadas no município de Espumoso, no programa de imunização contra a Covid-19

 

►Coronavac (vírus inativado): Ao tomarmos esta vacina ela gera uma resposta imunológica de nosso organismo. É a forma mais comum de produzir vacinas. 

►Astrazeneca (adenovírus não replicante): Pode ser o vírus vivo incapaz de se reproduzir em nosso organismo, quando tomamos essa vacina nosso corpo irá produzir carga máxima contra intrusos e isso explica o alto índices de reações adversas.

►Pfizer (RNH mensageiro): Não é utilizado o vírus, mas uma molécula dele que pode ser considerada um “manual de instruções” que vai ensinar ao nosso organismo como produzir defesa contra o vírus. É a técnica mais moderna existente.

►Janssen (adenovírus não replicante): Tem processo semelhante ao das Astrazeneca, porém em dose única. Nesta, o adenovírus serve de transportador da proteína “S” do Sars-Cov-2 e a tomamos, o corpo já passa a produzir anticorpos contra o invasor.

No município de Espumoso, cerca de 8.028 pessoas estão parcialmente imunizadas, e 2816 pessoas estão integralmente imunizadas.

Na terça feira, 13 de julho, em todas unidades ESFs, da cidade, das 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 16h30min, foi realizada a vacinação da segunda dose de AstraZeneca para pessoas que fizeram a primeira dose de 12 a 18 de abril. A unidade de saúde do Depósito teve um horário de atendimento diferenciado.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!