O Programa Jovem Aprendiz do Campo, da parceria entre a Cotriel, Sistema Ocergs Sescoop/RS e Coeducars, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 15 de junho, a aula inaugural para os jovens selecionados. A Integração foi a oportunidade dar boas vindas ao grupo e de apresentar aos jovens a cooperativa para se familiarizar com os valores, visão e missão e iniciar um processo de pertencimento.
As professoras Inque Schneider, do Componente Temático Cidadania e Trabalho e a presidente da Coeducars Fátima Hallal fizeram a saudação inicial.
As professoras Inque Schneider, coordenadora do curso e Francieli Oliveira, do componente temático de Contabilidade foram as primeiras a trazerem suas opiniões. “A Integração também ajuda a deixar claro quais atitudes e comportamentos são esperados pelo novo colaborador com a Cotriel, se ambientando ao sistema cooperativo e também garantir que esses jovens tenham uma jornada de sucesso”, enfatizou a analista de Recursos Humanos da Cotriel, Fátima Durigon, que participou do encontro virtual com os estudantes.
Programa Aprendiz Cooperativo do Campo
O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. O curso é realizado através da parceria entre a Coeducars e Cotriel.
Serão realizadas um total de 1104 horas, com início em 14 de junho de 2021 e término previsto para 16 de novembro de 2022. Serão 17 Unidades Temáticas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Contabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Educação Ambiental, Cultura de Grãos, Acesso ao Crédito e Garantias, Gestão de Pequenas e Médias Propriedades, Carnes e Derivados, Cadeia Produtiva de Leite. Hortaliças, Fruticultura e Práticas.
Em função dos protocolos de segurança devido a pandemia da coronavírus, as 552 horas teóricas serão virtuais, sendo que as demais teóricas consistirão no projeto, que deverá envolver a propriedade do aluno. Da mesma forma no encontro, a analista de Recursos Humanos da Cotriel, Fátima Durigon repassou aos pais dos alunos a importância do envolvimento da família em todo o processo de aprendizagem bem como no acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas nas propriedades, para que possam aplicar na prática, as vivências obtidas em sala de aula.
Foto: Fátima Durigon