A cidade de Espumoso possui dois casos suspeitos de dengue e dois casos suspeitos de chikungunya. Focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados no Distrito Industrial e no Bairro União, onde já foram exterminados os criadouros do mosquito.
A suspeita dos casos veio por meio da apresentação de sintomas correspondentes com as doenças, como dores nas articulações, dores de cabeça, vômito e diarréia. Segunda a agente Fátima Lupatini, os sintomas do chikungunya são bem mais intensos do que a dengue.
A equipe de agentes de endemias tem realizado visitas às comunidades e residências, no combate a proliferação do Aedes Aegypti, e segundo Fátima, a ajuda da população é essencial nesse momento. “Sozinhos não conseguimos, a partir da comunidade ajudar com vistorias em seus pátios uma ou duas vezes por semana, cuidar das folhagens, não deixar água acumulada, entre outros”.
O sangue dos pacientes foram coletados e enviados para o laboratório de análise Lacen em Porto Alegre, o resultado do exame chegará ao município no início do mês de maio.