Offline
ALTO ALEGRE | Projeto “Pensar a Cultura aqui e agora” está em desenvolvimento em Alto Alegre
NOTICIAS
Publicado em 23/04/2021

O Circuito de Cultura Popular e Periférica do Rio Grande do Sul é um projeto estratégico destinado à formação, ao fomento e à democratização do acesso ao conhecimento para novos e atuais produtores culturais de diversos segmentos e áreas, abrangendo territórios periféricos de todas as regiões do Estado. A proposta busca promover a formação teórica e prática em economia da cultura, a partir da pluralidade de saberes, provocando reflexões sobre cultura e políticas culturais.

Pensando nisso, a jornalista Danieli Broch de Alto Alegre realizou no sábado, dia 17 de abril, o projeto “Pensar a Cultura aqui e agora”, em uma live através de seu perfil no Facebook. Na ocasião, participaram os gestores culturais: Laura Durigon Ajala, que é vereadora em Cruz Alta e ex-secretária de cultura, que trouxe ao município a questão da Coxilha Nativista ser aberta ao público, onde as pessoas não precisavam mais pagar ingresso para ver a Coxilha nas arquibancadas, isso, graças a  uma parceria com empresa CCGL; Joel Santana, Mestre em História pela FURG, estuda museologia, foi diretor do museu Júlio de Castilhos, coordenador do sistema estadual de museus, atualmente ele é coordenador do patrimônio cultural da Prefeitura de São Leopoldo; e Victor Ortiz,  que foi Secretário de Cultura de Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão, diretor da Funarte no Rio de Janeiro e ex-secretário-executivo do Ministério da Cultura em Brasília.

 

O objetivo da live foi trazer pessoas de fora que tivessem experiência com questões de políticas públicas voltadas para a cultura, para que elas pudessem ajudar e discutir fórmulas de como investir na área.

Mas antes disso, Danieli participou de um curso sobre políticas culturais de economia na cultura, que foi oferecido a todo estado e abordou temas como política e gestão cultural, história das políticas culturais no Brasil, a Lei Aldir Blanc, o direito à cultura e o direito de acesso à cultura. Por meio desse estudo, ela pode inscrever seu projeto e ficar apta a desenvolver atividades culturais na sua cidade e na região. “Escrevi um projeto para a gente trazer aqui tanto para Alto Alegre quanto para toda a região esse fomento e valorização à cultura que a gente tem aqui” destacou Danieli em entrevista. 

A região do Alto da Serra do Botucaraí é uma das regiões mais carentes, segundo o Conselho Regional de Desenvolvimento do Estado, apresentando dificuldades no acesso à recursos e priorizando outras demandas. “Às vezes aqui na nossa região, com razão, se dá prioridade para investir em outras áreas e a cultura acaba ficando um pouco em segundo plano, mas aí a gente também pode pensar em ver a cultura como uma forma de geração de renda”, explica a jornalista. 

As principais manifestações culturais da região são formadas por CTGs, grupos de dança e de canto, sem falar da arte do artesanato e o potencial gastronômico dos produtos comercializados pela agricultura familiar, como o queijo e o salame.  “Tudo isso é cultura. Podemos pensar a partir disso, como que a gente faz para aproveitar esse potencial que a gente tem para também gerar renda? Porque às vezes acabamos focando em outras coisas. São essas as opções culturais que precisamos valorizar que podemos ter como forma de geração de renda”, comenta. 

O projeto tem o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Alto Alegre, através da secretária Claudete Morgan. “Vamos tentar dar uma virada nesse cenário e trazer uma nova fonte também de entretenimento para as pessoas da nossa região”, finalizou Danieli.

 

Fonte: Ânima Cultural e Rádio Planetário.  

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!