Na quarta feira dia 07 de abril, os vereadores da Aliança por Campos Borges Améris Rodrigues Lira Hartmann (MDB), Cristina Soares Moraes (PTB), Dione Junior Ribeiro (MDB) e Marcos André Soares (PTB), estiveram visitando três entidades de assistências do Município de Campos Borges.
O objetivo foi conhecer melhor a realidade de cada entidade, seus principais anseios e dificuldades para a partir disso buscar formas de ajudá-las a fazer o bem por quem mais precisa. As entidades visitadas foram APAE, Pastoral da Criança e a Associação de Amigos ao Combate ao Câncer de Campos Borges (AACCB).
Durante as reuniões foram debatidos sobre vários assuntos, entre eles, as principais atividades desenvolvidas por cada entidade e as principais dificuldades enfrentadas pela mesma em épocas de pandemia.
A APAE de Campos Borges atende 26 alunos com necessidades especiais, reconhece a ajuda do poder público e da comunidade, mas este ano, pelas dificuldades de realizar seus eventos estão com dificuldades também para realizar seus objetivos para melhorar o atendimento. “A presidente nos colocou que está trabalhando na tentativa de realizar manutenção na cobertura do prédio e ampliação no espaço do refeitório”, comentou a vereadora Améris.
Já a Pastoral da Criança está desenvolvendo seu trabalho com aproximadamente 60 crianças. A entidade beneficia a comunidade com apoio socioeducativo, assistencial, religioso e humanitário. Além disso, atende crianças carentes de toda a comunidade de zero a seis anos, independente de religião, está ligado a uma secretaria paralela a diocese de Cruz Alta e tem como objetivo auxiliar as famílias carentes do município, com doações de roupas, calçados, alimentos, e ações educativas e de convivência em sociedade. Um outro trabalho que a equipe voluntária desenvolve é arrecadação de donativos para a fabricação e comercialização de massa caseira e outros produtos que visam levantar recursos financeiros para a realização das atividades da pastoral
Por fim, a AACC de Campos Borges atende atualmente cerca de 45 pacientes. Este trabalho assistencial foi idealizado por dona Iracema Ferraz e há anos vem sendo feito por diversas voluntárias. Trata-se de um importante trabalho com pacientes que se encontram em tratamento ou recuperação do câncer. Segundo Améris, a presidente Cladimara Boher relatou as dificuldades financeiras que a instituição vem atravessando, especialmente por não poder realizar eventos beneficentes devido a restrições impostas pela pandemia. Como a entidade destina recursos aos pacientes para o atendimento de diversas necessidades encontradas durante o tratamento, assim como realiza pagamento de sessões de fisioterapia e psicologia, visitas motivacionais, distribuição de lembranças nas datas de aniversários e realização de palestras (quando permitido), a mesma precisa de fundos para continuar a realizar suas atividades.
Através destas reuniões, o grupo pôde identificar algumas necessidades das instituições e foram elaboradas indicações ao Executivo Municipal para verificar a possibilidade de atender às principais necessidades de cada instituição.
APAE:
- Requer ao poder executivo que através da Sec. Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente seja desenvolvido projeto para facilitar a ACESSIBILIDADE na calçada, em frente ao prédio da APAE de Campos Borges. Sugere-se que seja encaminhada ao Poder Legislativo, um Projeto de Lei, acrescentando este item no Plano Diretor no Município de Campos Borges, que seja feita a Implantação de Sistema de Acessibilidade na Área Urbana do Município, inclusão de todos os tipos de sinalização, adequação das calçadas com total acessibilidade, levando em consideração todas as exigências feitas pela legislação atual como: largura mínima da circulação, sinalização tátil de alerta e direcional, localização adequada do mobiliário, rampas com corrimão de acordo com a norma, garantindo assim, que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida consiga locomover-se com independência e sem dificuldades. Que a partir da regulamentação e implantação desta lei, que nos passeios públicos seja feita a adaptação necessária aonde precisar e nas novas obras de passeios, que seja acompanhada pelo setor de engenharia do executivo para que ocorra a padronização destes locais.
- Que seja feita a manutenção frequente dos locais, garantindo assim, que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida consiga locomover-se com independência e sem dificuldades. Tendo acesso adequado, em todas as vias públicas e prediais, para que todos exerçam o direito de ir e vir.
AACC:
- Requer ao Poder Executivo que verifique a possibilidade disponibilizar profissionais de fisioterapia e psicologia apara atender as demandas de reabilitação de pacientes que estão cadastrados na Liga e necessitam de atendimento especializados para auxiliar na recuperação. Ou ainda que se verifique a possibilidade de firmar contrato ou convênio com estes profissionais que atendem em academias particulares ou consultórios para disponibilizar um repasse de valor para a efetivação deste tipo de terapia para estes pacientes em tratamento ou recuperação do câncer no Município.
PASTORAL DA CRIANÇA:
- Requer ao poder executivo que verifique a possibilidade de entrar em contato com a equipe da Pastoral da Criança do Município de Campos Borges e disponibilize veículo e motorista para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos da pastoral através do Departamento de Assistência Social.
Como todas as instituições contam com promoções beneficentes, as atividades e arrecadação estão passando por muitas dificuldades. “Nossa intenção, foi divulgar um pouco do trabalho de cada entidade visando oportunizar a comunidade conhecer melhor o trabalho de cada instituição e talvez despertar o interesse em ajudar. Este espaço oportunizado pelo Jornal Tribuna Espumoso é bastante importante no sentido de levar adiante nosso objetivo” destacou a vereadora.
Durante estas reuniões foram distribuídos alguns frascos de álcool em gel personalizados como lembrança pelos 33 anos de emancipação do município de Campos Borges.
Os trabalhos do legislativo municipal estão em andamento, todas as segundas-feiras, às 19HS, há a Sessão, e nas quintas-feiras reuniões internas das comissões para debater e emitir pareceres sobre projetos encaminhados.
“Além disso, estamos buscando recursos nas esferas estaduais e federal para atender demandas da comunidade e oferecer melhor condição de vida à população de Campos Borges”, finalizou Améris.