A Secretaria Municipal da Saúde informa que existem quatro casos suspeitos de dengue em Salto do Jacuí.
Conforme a coordenadora municipal de Saúde, Marta Petri, as quatro pessoas apresentaram sintomas e estão em isolamento aguardando o resultado dos exames que ficam prontos na próxima segunda-feira.
Hoje, a equipe da Vigilância Ambiental realizou trabalhos em residências, fazendo o mapeamento dos locais próximos as residências dos pacientes. Conforme o secretário de Saúde, Silmar Rodrigues, na quinta-feira, 22 de abril, a equipe da 9° Coordenadoria Regional de Saúde, de Cruz Alta, virá a Salto do Jacuí aplicar o chamado fumacê nos locais mapeados contra o mosquito Aedes aegypti transmissor da doença.
A Saúde destaca que é um sinal de alerta. Ainda é necessário confirmar os casos para saber se a doença está no Município.
►Dengue não é contagiosa: Mas se o mosquito picar alguém com dengue, o vírus irá se multiplicar em seu organismo e, quando ele picar uma pessoa sadia, a doença será transmitida.
►Sintomas: Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta, de início repentino, associada a dor de cabeça; prostração; dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos;
vermelhidão no corpo; coceira; náuseas, vômitos e diarreia também podem ocorrer.
►Se você estiver com sintomas da doença, como febre, vômito, dor atrás dos olhos, cansaço e diarreia deve procurar um médico. O tratamento da forma clássica da doença não requer tratamentos complexos, mas só o médico pode atestar a gravidade e distinguir se for o caso de uma dengue hemorrágica.
►A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.
►As picadas pelo mosquito da dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, a sua picada é mais comum durante o verão, sendo por isso recomendado usar repelentes no corpo e inseticidas na casa, para proteção.
►A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.
Comunicação Prefeitura Municipal