Offline
JACUIZINHO | Administração Municipal completa 100 dias de mandato
16/04/2021 08:41 em REGIÃO

A Administração Municipal de Jacuizinho completa 100 dias de mandato nesta semana. Sob a coordenação do prefeito Diniz Fernandes e do vice-prefeito Aroldo Moraes, a gestão tem como objetivo dar continuidade no atendimento das demandas das secretarias municipais, bem como, finalizar projetos já iniciados para melhor atender as necessidades do povo  jacuizinhense.

Além do marco dos 100 dias de mandato, o município comemora nesta semana mais um aniversário político-administrativo, completando 25 anos nesta sexta-feira, 16 de abril. Em entrevista exclusiva para o Tribuna Espumoso, o prefeito Diniz comentou sobre os trabalhos da Administração até agora. “O trabalho no serviço público obedece um ritual e também uma rotina, só mudam os “personagens” porque a prefeitura trabalha para a comunidade, então nós prestamos serviço para saúde, na educação … existe uma rotina, esse ano um pouco prejudicado por causa da pandemia, mas há uma rotina sim”.

Quanto às atividades já realizadas neste início de ano, Diniz destaca que até o momento a Administração está dando continuidade ao trabalho cotidiano. “Nós tivemos alguns programas que nós já iniciamos como o alargamento da estrada e alguns levantamentos nas comunidades para ver aquelas pessoas que estão mais necessitando de algum auxílio, como melhoria nas residências, então assistente social está fazendo um trabalho nesse sentido para identificar essas situações”. 

Em relação aos projetos da gestão, o prefeito explica que o programa de governo cobrirá todo o mandato.  “O programa de governo que a gente fez é para um mandato, vamos desenvolver alguns em função de recursos que a gente tem, então não dá para a gente dizer que esse vai ser feito no primeiro momento e o outro só vai ter feito no último ano. O que temos definido já para este ano é concluir as obras que tinham sido iniciadas na administração anterior que não tinham sido concluídas. Então isso é uma coisa que nós já colocamos como meta, embora não estivesse fazendo parte do nosso plano de governo.”

Indagado a respeito de mudanças nas prioridades do município, Diniz afirma que algumas coisas mudaram, mas que a principal meta da Administração é a valorização do ser humano. “As prioridades continuam mas nós tivemos que fazer uma readequação em função das obras que foram iniciadas pela administração e que não foram concluídas. Então essa é uma mudança que tem. Uma das prioridades da nossa administração é a valorização do ser humano, essa é uma das metas centrais da nossa administração, porque tudo que a gente imagina gira em torno do ser humano, queremos continuar trabalhando nessa área.”

Segundo Diniz,  alguns programas terão de ser retardados em função tanto de recursos físicos, pessoais ou até mesmo financeiros.  “Nós temos que reavaliar muitas coisas em função da realidade que a gente encontrou no município, 49% da arrecadação é comprometida com folha de pagamento. Então isso a gente tem que ver o que que a gente pode fazer para aumentar a receita e consequentemente daí diminuir o percentual da folha”. 

Sobre as obras não concluídas deixadas por administrações anteriores, o prefeito ressalta que para finalização de cada uma delas envolverá custos e uma reorganização financeira. “Isso tudo vai envolver pessoas, vai envolver recursos”.

 

As obras em questão são:

- O ginásio de esporte junto ao Ciep, o qual a construção está parada há mais de cinco ano;“Já resolvemos as pendências que tinha, as inconsistências na obra e já fizemos uma nova licitação. Queremos iniciar em maio as obras,” afirmou Diniz;

- Outra obra de um ginásio de esportes, que foi dado como concluída pela administração anterior, mas que possui  uma série de problemas que não permite que seja usado, “vamos ter que também chamar a empresa, porque tivemos uns problemas que apareceram que vão precisar ser consertados”, comentou. 

- Uma terceira produção, que seria a conclusão do Parque Municipal de Eventos, na área de rodeio, onde já foi gasto em torno de  R$800 mil e ainda precisará ser gasto mais para concluir a obra;

- Na parte da frota, a Administração anterior, no dia  17 de dezembro de 2020, fez um leilão onde vendeu seis veículos, um trator e uma retroescavadeira. “ Isso de uma certa forma deixou administração com menos máquinas, e termos que durante esse ano repor algumas”, comentou o prefeito;

- Por fim, o financiamento feito pela Administração anterior para fazer o calçamento na cidade. “Teremos que pagar  mais de R $1 milhão. Tudo isso a gente tem que fazer uma reprogramação financeira. É algo que fugia da nossa programação em termos de programas para os nossos quatro anos de governo”, concluiu Diniz.  

Para finalizar, Diniz falou sobre a comemoração dos 25 anos de Jacuizinho e do processo de emancipação. “Cada vez que a gente comemora o aniversário município me convenço que o trabalho realizado pela comunidade há mais de 20 anos atrás em prol da emancipação foi válido, pois se olharmos e analisarmos o que era o município, na época e o que ele se tornou podemos concluir que houveram muitas mudanças consequentemente que valeu a pena”.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!