Offline
ENCANTADO | RS terá a maior estátua de Cristo da América do Sul
08/04/2021 18:47 em NOTICIAS

Estátua de Cristo em Encantado recebe braços e rosto; monumento tem 43 metros

A estátua do Cristo Protetor, localizada em Encantado, no Vale do Taquari, recebeu a instalação dos braços e do rosto na terça-feira (9). O monumento do município do interior do RS tem 43 metros de altura, entre base e corpo.

A estrutura é erguida em concreto e ferro. A obra, iniciada em 2019, deve ser finalizada ainda neste ano. O investimento de R$ 2 milhões está sendo bancado pela comunidade e por empresas da região.

O supervisor geral da obra, Artur Lopes de Souza, explica que um elevador será instalado no interior da estátua, levando turistas para um mirante.

“Vai subir até os 34 metros, que vai ser a altura do coração. Ali vai ter uma abertura de vidro onde as pessoas poderão filmar e fotografar o vale”, relatou.

O artista Marcus Moura, que está esculpindo a estátua, fala que o trabalho é demorado, mas gratificante. “A felicidade de um artista está na admiração das pessoas que estão vendo a sua obra”, disse.

Para Rafael Fontana, integrante do grupo Amigos de Cristo, o monumento representa a força da fé, a história e o futuro de Encantado.

“É a fé que nós temos, da união das pessoas. E a obra simboliza isso”, afirmou.

A área onde o Cristo está sendo construído fica no alto de um morro e foi doada pela comunidade. A expectativa é de que a obra impulsione a economia e o turismo da região. Encantado tem uma população de 23 mil habitantes e fica a 144 km de Porto Alegre.

Cristos pelo mundo

Na avaliação de Édison Hüttner, professor de pós-graduação em História da PUCRS, a estátua de Encantado ajudará a solidificar a identidade da região.

“É um grande marco para o Rio Grande do Sul, para o Brasil. E se une a essa simbologia de Cristo pelo mundo. É uma estátua de referência, com certeza”, ratifica.

Segundo levantamento da RBS TV em sites de cidades que abrigam monumentos de Cristo, a estátua de Encantado será a maior da América do Sul. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro, por exemplo, localizado no topo do Corcovado, tem 38 metros, sendo 30 da estátua e oito da base. A estátua do município de Elói Mendes, a 330 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem quase 40 metros de altura.

A cidade Victoria, no México, ainda constrói aquela que será a maior representação de Cristo no mundo, com 77 metros.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!