Offline
ESPUMOSO | CTG Sinuelo das Coxilhas completa 60 anos de história!
25/03/2021 19:10 em NOTICIAS

O CTG Sinuelo das Coxilhas foi fundado em 24 de março de 1961, e é uma das maiores e mais antigas entidades pertencentes à 14ª Região Tradicionalista. 

Sua finalidade é zelar pelas tradições do Rio Grande do Sul, sua história, suas lendas, canções e costumes, fomentar a criação de outros congêneres nos distritos de Espumoso e demais municípios, pugnar pela presença marcantes dos motivos gauchescos em todas as manifestações de pensamento e cultura do estado. 

Desde sua fundação, o CTG trabalha com atividades na invernadas artísticas e campeiras. Na última década, tem se destacado também com o seu departamento cultural promovendo eventos tradicionalistas como O Rodeio Criolo, que já está em sua 48ª edição. Todos os anos promove a semana farroupilha, buscando a preservação cultural. Também mantém a tradição de realizar o Fandango da Prenda Jovem, onde as prendas são apresentadas à sociedade tradicionalista. 

A entidade, através dos seus departamentos artístico, campeiro, cultural, de esportes e jovens tem como objetivo principal o resgate pela cultura, fazendo com que a tradição se mantenha viva e passe de geração a geração, oportunizando crianças, jovens e adultos a frequentarem uma entidade que se mantém firme em suas raízes e que conserva o seu povo em cultural e socialmente.  

Mensagem dos patrões Paulo Klein e Cláudia Bortolan Klein (foto) - Gestão 2020/2021

“Nessas seis décadas de história, muitos ex- patrões e ex-patroas estiveram a frente dessa valorosa entidade, juntamente com suas patronagens e simpatizantes. Muito trabalho foi realizado, muitas conquistas foram alcançadas, muita história tem para ser contada e nos orgulhamos dessa data tão importante estarmos à frente da patronagem com todos os integrantes da nossa equipe. O nosso muito obrigado por todo trabalho desenvolvido, por todas as pessoas, peões, prendas que foram formadas, pela tradição  que foi levada pelos quatro cantos do Rio Grande e a todo Brasil a fora. Parabéns Sinuelo das Coxilhas, feliz aniversário! E que tenha muitos anos de história pela frente. Sinuelo é quem vai na frente, faz parte da vida da gente, uma energia que se arrasta, somos sinuelos e isso nos basta!”.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!