Offline
Publicidade
PUBLICAÇÕES LEGAIS
CRESOL
ODONTOTOP
Inscrições estão abertas para o I Fórum Municipal e Regional de Alfabetização em Cruz Alta
Publicado em 16/07/2026 17:16
EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Municipal de Alfabetização e o I Fórum Regional de Alfabetização, que será realizado no dia 12 de agosto, na Casa de Cultura Justino Martins, em Cruz Alta. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o evento reunirá especialistas, gestores e educadores para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da alfabetização.

Com o tema "Alfabetização e Equidade: compromisso coletivo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)", o fórum é direcionado a professores da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, dirigentes municipais de Educação e demais profissionais da área.

A programação contará com palestras, painéis e apresentações culturais, promovendo um espaço de formação continuada, troca de experiências e debate sobre políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa. A expectativa é reunir profissionais de diversos municípios da área de abrangência da 9ª CRE, fortalecendo a integração regional e consolidando Cruz Alta como referência em ações voltadas à qualidade da educação.

Entre os palestrantes confirmados está Rogers Mendes, de Fortaleza (CE), ex-secretário da Educação do Ceará e coordenador executivo da Academia do Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, que fará a palestra de abertura com o tema "Alfabetizar com Equidade: um compromisso ético, social e pedagógico".

Também participarão do evento Sandra Mariz Negrini, coordenadora estadual dos Planos Municipais de Educação; Claudia Feijó da Silva Fraga, diretora do Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado da Secretaria Estadual da Educação; Leony Cananéa Marques, referência estadual do Programa Alfabetiza Tchê; além dos cruz-altenses Fabrício Soares, professor da UERGS e conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Francineli Marques Drum da Silva, especialista em Neurociência na Educação e Neuroalfabetização, e Kleber Lorenzoni, escritor e diretor do Grupo Teatral Máschara.

Segundo o secretário municipal de Educação, Professor Paulo Moraes, o fórum representa um marco para a educação de Cruz Alta, reunindo especialistas para discutir práticas e estratégias que contribuam para garantir o direito de todas as crianças à alfabetização.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maristela Silva dos Santos, destacou que a iniciativa fortalece a cooperação entre os municípios da região e busca contribuir para o cumprimento da meta nacional de que 80% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental até 2030.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela página oficial do evento.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online