Em entrevista à Rádio Cidade e ao Jornal Tribuna das Cidades, o vereador José Roberto Pieniz (MDB), líder do governo Paula Rubin Facco Librelotto na Câmara Municipal, falou sobre importantes projetos voltados ao desenvolvimento urbano de Cruz Alta, com destaque para os investimentos previstos na região da Cohab.
Segundo o parlamentar, a revitalização da área é resultado de um trabalho iniciado ainda no começo da atual gestão, com estudos técnicos e busca de recursos junto ao Governo do Estado.
"Isso é muito importante. A gente sempre tem falado sobre a questão da representatividade política e o quanto ela faz diferença. Estamos avançando em uma pauta extremamente importante, porque desde que a prefeita assumiu vem enfrentando vários pontos neurálgicos que administrações anteriores não resolveram e, em alguns casos, até agravaram", afirmou.
Pieniz destacou que a região da Cohab ainda apresenta problemas históricos, especialmente em relação aos prédios abandonados.
"Temos ainda um cartão-postal negativo da cidade, que é parte da Cohab com aqueles prédios abandonados. É uma comunidade formada por pessoas que escolheram morar lá ou que, muitas vezes, não tiveram outra opção. Durante muito tempo houve uma ausência do poder público naquela região", ressaltou.
O vereador explicou que, desde o início do mandato, a prefeita Paula Librelotto buscou estabelecer diálogo com os moradores e promover melhorias na localidade.
"A prefeita tem realizado ações de limpeza, investido na infraestrutura do entorno e levado melhorias para aquela grande área. Tivemos a revitalização da antiga área da Hípica, que hoje é uma área industrial, recursos conquistados para o asfaltamento do trevo de acesso à área dos fertilizantes, mas a Cohab ainda carecia de investimentos mais profundos."
Conforme Pieniz, foi realizado um amplo levantamento técnico para definir a melhor solução para os blocos habitacionais.
"Primeiro foi feito um diagnóstico muito profundo da realidade dos prédios. Com apoio dos vereadores, da comunidade, de engenheiros e laudos técnicos, buscamos identificar a situação estrutural das edificações para decidir qual seria o melhor caminho: revitalizar ou demolir."
A partir desse estudo, o município conseguiu viabilizar recursos estaduais para executar as intervenções.
"Hoje são 13 blocos. A previsão é demolir seis deles. Estamos falando de um investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado. E aqui quero destacar a importância da relação política construída com o vice-governador Gabriel Souza, que abriu portas, orientou os caminhos e ajudou na construção de toda a documentação necessária para que o município conquistasse esses recursos."
Segundo ele, o governador Eduardo Leite deverá estar em Cruz Alta no próximo dia 30 para oficializar os convênios.
"O governador estará em Cruz Alta assinando essa parceria. Serão R$ 6 milhões do Estado, mais R$ 2 milhões de contrapartida do município. Além disso, haverá mais R$ 700 mil destinados aos sete blocos que permanecerão no local."
O vereador também ressaltou a parceria com a Cooperativa Habitacional José Figueiredo Garibaldi, através do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades.
"A prefeita construiu essa relação por meio da cooperativa José Figueiredo Garibaldi, que já possui um histórico extremamente positivo em Cruz Alta. Foi responsável pelas conhecidas casas dos Correios, entregues com qualidade e transparência. Agora, a cooperativa conquistou a revitalização de 42 apartamentos dos blocos remanescentes."
Para Pieniz, embora ainda haja muito trabalho pela frente, o projeto representa um avanço histórico para a região.
"Isso ainda é pouco diante de tudo o que precisamos fazer, mas já é um começo muito importante. Vamos demolir seis blocos, construir uma área de lazer para a comunidade, revitalizar apartamentos e recuperar estruturas que estavam condenadas, como escadarias. É um investimento que devolve dignidade às famílias que vivem naquela região."
O vereador destacou ainda que a Grande Cohab deixou de ser uma área periférica e passou a ocupar posição estratégica dentro do município.
"Antigamente a Cohab era praticamente o fim da cidade. Hoje temos os bairros Primavera I e II, a área da Hípica, novos empreendimentos e investimentos ao redor. Aquelas famílias merecem viver em um lugar bonito, seguro e valorizado."
Ao encerrar a entrevista, José Roberto Pieniz agradeceu o espaço concedido pela Rádio Cidade e pelo Jornal Tribuna das Cidades e destacou a importância da união entre comunidade, Câmara de Vereadores e Executivo Municipal.
"Ficamos muito contentes com os resultados que estão sendo apresentados. São recursos que vêm para Cruz Alta, geram riqueza, distribuem oportunidades e melhoram a qualidade de vida da população. Temos muito orgulho de fazer parte desse governo e de contribuir para que esses investimentos se tornem realidade."