A Emater/RS-Ascar reuniu os produtores rurais de Ijuí selecionados na Operação Terra Forte, na quinta-feira (18/12), no Parque Wanderlei Burmann. O chefe do Escritório Municipal, extensionista rural Douglas Regis Iske, explicou como será desenvolvido o Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha — ação do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e realizada pela Emater/RS-Ascar.
Esse encontro integra uma série de reuniões que ocorrem em 44 municípios da área administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí. No total, são 1.201 beneficiários na região. A execução do programa começa pelo diagnóstico, realizado a partir do levantamento técnico das condições atuais da propriedade específica. Com base nos dados levantados e análise do solo, é feito o plano de trabalho. Serão disponibilizados até R$ 30 mil para cada beneficiário para uso conforme o Plano Individualizado de Ações Integradas.
O produtor rural Paulo Roberto Hampel é um dos 69 beneficiários em Ijuí. Ele sorriu ao registrar a insistência da esposa, Lenir Inês Jakobosk Hampel, para inscrever uma família. “A ideia foi dela, eu não acreditei muito que pudesse ser escolhido, mas ela insistiu e a gente se escreveu”, relembra.
Após uma surpresa inicial em ser selecionado, Hampel planeja os investimentos que poderão fazer a recuperação do solo em sua propriedade, na Linha 5 Norte, onde produz soja. “Assim, vamos melhorar a qualidade e quantidade da produção”, resume.
Ao lado dele, o casal Jardel e Jordana Kappke também comemora ao falar sobre a seleção no Programa. “Foi uma surpresa boa”, resume ela. Eles moram no Distrito de Floresta, onde planejam ampliar a criação de gado de corte. Nesse sentido, ressaltam que a correção do solo com recursos do Terra Forte irá melhorar a pastagem para o gado.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Lília Maris Nascimento