A equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Ibirubá participou, na tarde desta quinta-feira (6), de uma reunião on-line promovida pelo Ministério da Saúde para avaliar os 10 anos de implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). O encontro reuniu representantes de diversas regiões do país, com o objetivo de mapear práticas, avanços e desafios relacionados ao cuidado infantil.
Representaram o município o secretário de Saúde, Rogério Mauri de Oliveira; a nutricionista Clarice Borges de Almeida; a consultora em aleitamento materno, Natana Pereira da Rosa; a enfermeira Amanda Weber; e Letícia Santos, do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). Durante a reunião, foram apresentados dados e experiências locais que contribuem para o fortalecimento das políticas públicas de atenção à infância.
Ibirubá foi indicada pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul para integrar o estudo devido ao reconhecimento de suas boas práticas, entre elas a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e a consultoria especializada em aleitamento materno, desenvolvida desde 2021. As ações municipais têm sido referência na promoção da saúde, alimentação adequada e apoio às famílias no cuidado com crianças na primeira infância.
A pesquisa é conduzida em parceria com a Universidade de Nevada (Las Vegas), o Instituto de Saúde do Estado de São Paulo e a Universidade Federal Fluminense (UFF), ampliando o alcance e a relevância dos resultados para o cenário nacional.
A participação de Ibirubá reforça o compromisso do município em aprimorar continuamente a atenção à saúde infantil, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e fortalecendo políticas públicas essenciais para o futuro da comunidade.
Rádio Cidade Cruz Alta/TC e VR