As acadêmicas Andressa Fouchy Schons, Camila Antunes e Laura Oliveira, do curso de Ciência da Computação do IFRS Campus Ibirubá, participaram do 12º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Maceió (AL) e que reuniu estudantes, professores e pesquisadores de todo o país.
Durante o encontro, as estudantes apresentaram o artigo “Redes Neurais e Processamento de Linguagem Natural na Detecção de Fake News”, orientado pela professora Claudiany Calaça. O trabalho já havia sido destaque na Mostra Interna de Iniciação Científica em Computação, realizada no Campus Ibirubá em dezembro de 2024, sendo selecionado para apresentação em âmbito nacional.
Segundo Andressa Schons, o projeto utiliza conceitos de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Redes Neurais Artificiais (RNA), fundamentos da inteligência artificial, para identificar notícias falsas. “O maior desafio foi encontrar referências, pois ainda há poucas publicações sobre o tema no Brasil”, explicou.
As estudantes planejam dar continuidade ao estudo, com o objetivo de construir uma base teórica sólida que permita aplicar as redes neurais em diferentes áreas.
Além da apresentação, a participação no congresso proporcionou experiências enriquecedoras, com painéis sobre computação quântica, cibersegurança, meio ambiente e inteligência artificial aplicada à educação. Destaque também para o Women in Technology, programa vinculado ao Meninas Digitais, que incentiva a participação feminina no setor tecnológico e promove debates sobre inclusão na área.
Rádio Cidade Cruz Alta/TC & VR