A lista das 30 jogadoras indicadas à Bola de Ouro feminina foi publicada nesta quinta-feira, e conta com duas representantes brasileiras: as atacantes Marta e Amanda Gutierres. Aos 39 anos, Marta nunca recebeu o prêmio entregue pela revista France Football, enquanto Amanda, 24, é indicada pela primeira vez.
Marta já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do Mundo pela Fifa (2006, 2007, 2008, 2009 e 2018) e a melhor de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Já Amanda Gutierres é a única na lista de indicadas que defende um clube sul-americano, no caso, o Palmeiras.
As atacantes foram campeãs da Copa América pela seleção brasileira no último sábado, com a vitória nos pênaltis (5-4 após empate em 4 a 4) sobre a Colômbia na final.
Espanha e Inglaterra, com cinco jogadoras cada uma, são os países com mais representantes na lista final, enquanto o Arsenal, vencedor da última edição da Liga dos Campeões da Europa feminina, é o clube com mais jogadoras indicadas, sete no total.
A cerimônia de entrega da Bola de Ouro acontecerá no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Correio do Povo