Fato inédio em quase 50 anos da Expointer, o evento teve lançamento oficial também em Brasília, nessa quarta (6). A apresentação foi realizada na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ressaltou o perfil da 48ª edição da maior feira a céu aberto do agronegócio na América Latia como “palco de diálogo e superação”. Não faltaram, ainda, referências ao atual momento do setor no País.
A cerimônia contou com as presenças do governador Eduardo Leite, e do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum. Também compareceram líderes empresariais e polítocos, em um total de 200 participantes.
A Expointer será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro no mesmo local das últimas décadas: o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (Região Metropolitana de Porto Alegre). Os detalhes são divulgados no site expointer.rs.gov.br.
Com a palavra…
“Estamos lançando a Expointer, pela primeira vez, em Brasília, no coração político do país, para mostrar a força do agro gaúcho e chamar a atenção do governo federal e do Congresso Nacional para a necessidade de medidas concretas de apoio aos nossos produtores”, discursou Eduardo Leite.
O governador prosseguiu: “Depois de uma sequência de estiagens e das enchentes de 2024, que tanto impactaram o setor, esta feira simboliza a capacidade de reação do Rio Grande e será um palco de diálogo para defender quem empreende e gera riqueza no campo”.
Ele também projetou o desempenho da feira: “No ano passado, superamos obstáculos e alcançamos resultados históricos. Aagora, com mais de 450 expositores da agricultura familiar e um volume de negócios que deve ultrapassar R$ 8 bilhões, a feira será novamente um motor de ânimo para os gaúchos e uma vitrine para lembrar ao Brasil que apoiar a nossa produção rural é investir no desenvolvimento de todo o País”.
O secretário Brum, por sua vez, destacou os momentos desafiadores que os produtores gaúchos enfrentam, mas lembrou que o governo do Estado tem feito a sua parte e aportou R$ 150 milhões para a prorrogação de dívidas de crédito rural: “Sem dúvida a Expointer será um grande palco de discussões que ainda precisam de respostas. Nossos produtores rurais necessitam de olhar mais atento da União”.
Também se pronunciaram o presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.
São Paulo
A apresentação foi realizada em moldes semelhantes à de terça-feira (5) em São Paulo, também de forma inédita. Em evento no escritório de representação da agência de fomento Invest RS, Eduardo Leite falou para aproximadamente 50 empresários e representantes do setor.
“Fazer o lançamento da Expointer aqui em São Paulo, no coração econômico do País, é uma oportunidade de mostrar a todo o Brasil a força de tudo o que o nosso Estado tem a oferecer”, declarou. “Mesmo após enfrentar o maior desastre climático de nossa história, estamos de pé e nos reconstruindo, com resiliência, preparados para exibir ao Brasil um Rio Grande do Sul que inspira confiança e oportunidades”.
A pauta inclui as melhorias no local do evento: “Estamos prontos para receber todos os visitantes em um parque ainda mais bonito e preparado para servir de palco a grandes negócios, conexões e experiências culturais. Muito mais que uma feira, a Expointer é a celebração da nossa capacidade de superar desafios e de projetar o Estado para o futuro, unindo o campo e a cidade em um só ambiente”.
(Marcello Campos)