Iniciou na terça-feira, 29, e segue até o próximo sábado, 02 de agosto, a 45ª edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta. No Palco Jayme Caetano Braun, pela 16ª vez em sua trajetória na comunicação, Zeca Amaral está confirmado como apresentador do festival cruz-altense. Considerado um dos grandes nomes do rádio do interior gaúcho, ele é voluntário da Coxilha e apoiador da cultura local. Neste ano, novamente, ele divide a responsabilidade de conduzir o evento ao lado da jornalista Anelise Nicolodi.
Vereador em seu segundo mandato, foi de iniciativa de Zeca Amaral a Moção de Congratulação de número 10/2025, que teve por objetivo congratular a Administração Municipal pela organização e promoção da 45ª Coxilha Nativista. A proposta foi assinada por todos os membros do Poder Legislativo, aprovada de maneira unânime e deve ser entregue durante a realização do tradicional festival. “Se pensarmos nas 100 músicas nativistas mais tocadas no rádio gaúcho, grande parte delas saíram da Coxilha”, afirma Zeca, ao enfatizar todo o legado musical e cultural da Coxilha.
A Coxilha Nativista ocorre, de forma ininterrupta, desde o ano de 1981, considerada como um marco na história dos festivais de música regional do Brasil, sendo um dos mais importantes eventos de folclore e música nativista do Rio Grande do Sul. Foi instituída pelo Decreto Municipal nº 282/1981, promovida pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A 45ª edição do festival promete ser a maior Coxilha de todos os tempos e terá como principal objetivo a valorização dos músicos em geral. No total, foram 1.018 inscrições, com 508 letristas e 488 melodistas de 112 cidades e 10 Estados do Brasil, sendo apresentados 55 ritmos diferentes. Dessa totalidade de inscrições, 30 composições selecionadas estarão no palco, 10 músicas para a fase local e 20 para a fase geral.
Na noite de quarta-feira, 30, ocorreu a solenidade oficial de abertura da 45ª Coxilha Nativista, seguida da apresentação das canções da Fase Local e encerramento com Márcio Correia e grupo Gauchismo. A partir desta quinta-feira, 31, os shows seguem com as fases Geral e Final do festival, que ocorre no sábado, além de grandes nomes como Os Antigos, Grupo Carqueja, e o espetáculo “Para Sempre Erico”.
Simultaneamente, ocorre a 8ª Coxilha Instrumental, com shows abertos ao público na Praça e no Palco Coxilha. O tradicional Baile da Coxilha também está confirmado para o dia 1º de agosto, às 23h, no CTG Querência da Serra. O 35º Rodeio da Coxilha Nativista, por sua vez, acontece de 1º a 03 de agosto no Parque Integrado de Exposições.