Offline
Rio Grande do Sul registra 2.161 alistamentos femininos para o serviço militar em processo inédito das Forças Armadas
Publicado em 03/07/2025 14:21
NOTICIAS
O Rio Grande do Sul contabilizou 2.161 inscrições de mulheres no processo de alistamento militar feminino, encerrado na última segunda-feira (30). Esta foi a primeira vez na história em que as Forças Armadas abriram o processo de alistamento voluntário para mulheres. Ao todo, 33.721 brasileiras se inscreveram em todo o país, e o RS ficou em sexto lugar no ranking nacional de adesão.
A nível nacional, os estados com maior número de voluntárias foram: Rio de Janeiro (8.102), São Paulo (3.152), Distrito Federal (2.368), Amazonas (2.334) e Pará (2.164). O Rio Grande do Sul aparece logo em seguida, ultrapassando estados populosos como Bahia, Minas Gerais e Paraná. O Ministério da Defesa informou ainda que 14 brasileiras se alistaram a partir do exterior.
Apesar da grande procura, serão ofertadas 1.465 vagas nesta primeira edição do processo seletivo, distribuídas em 28 municípios e 14 unidades da Federação. No Rio Grande do Sul, estão previstas 151 vagas, distribuídas entre Porto Alegre, Canoas e Santa Maria.
Segundo informações da 3ª Região Militar, responsável pelo serviço militar no Estado, as vagas estão divididas da seguinte forma:
Porto Alegre: 67 vagas para o Exército
Canoas: 30 vagas para a Aeronáutica
Santa Maria: 39 vagas para o Exército e 15 vagas para a Aeronáutica
Até o momento, não há previsão de vagas para a Marinha no território gaúcho.
A iniciativa marca um novo capítulo na política de inclusão das Forças Armadas, abrindo espaço para a participação feminina nas atividades militares regulares por meio de um processo de alistamento voluntário e organizado em âmbito nacional.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online