Nos dias 28 e 29 de maio, professores da pré-escola, 1º e 2º anos da rede municipal de ensino de Cruz Alta participaram de uma formação continuada com foco na alfabetização na infância. Com o tema “A alfabetização da Educação Infantil aos Anos Iniciais: desafios e práticas para a garantia do direito à leitura e à escrita”, os encontros foram conduzidos pela professora doutora Luciana Piccoli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As atividades aconteceram no Plenário da Câmara de Vereadores e no Auditório da EASA, reunindo educadores interessados em refletir sobre práticas pedagógicas que assegurem uma alfabetização de qualidade desde os primeiros anos escolares. A abordagem considerou os marcos legais da educação brasileira e as especificidades do desenvolvimento infantil.
A formação faz parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do programa estadual Alfabetiza Tchê, ambos voltados a garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. A proposta valoriza a continuidade e a intencionalidade do trabalho pedagógico desde a Educação Infantil, reconhecendo esse período como essencial na construção das bases da leitura e da escrita.
Entre os principais desafios discutidos estão as diferenças nos repertórios linguísticos das crianças, a importância da formação permanente dos professores e o uso de práticas pedagógicas fundamentadas em evidências. A necessidade de fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade também foi destacada, assim como o papel do professor como mediador do conhecimento.
Com iniciativas como essa, a Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta reforça seu compromisso com a qualificação dos profissionais da educação e com o desenvolvimento de trajetórias de aprendizagem mais justas e significativas para todas as crianças.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper