A Polícia Civil do Rio Grande do Sul registrou 1.054 medidas protetivas deferidas por meio da Delegacia Online da Mulher, nesta terça-feira (27), pouco mais de um mês após a estreia da ferramenta. Disponível desde 24 de abril, o recurso tem como objetivo ampliar o acesso à proteção para mulheres em situação de violência doméstica, oferecendo um meio ágil, seguro e acessível para solicitar ajuda sem sair de casa.
Segundo a delegada Tatiana Bastos, diretora do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), a ferramenta tem sido uma importante aliada no combate à violência contra as mulheres. “É uma medida extremamente eficaz, célere e prática para as vítimas. A solicitação é fácil e ocorre por meio de uma ferramenta autoexplicativa, que pode ser utilizada em qualquer equipamento eletrônico. Como as ocorrências do tipo são consideradas prioridade, as medidas têm sido deferidas em menos de 24 horas. Há casos de ordens cautelares concedidas em menos de 12 horas”, destacou.
Para fazer o pedido, é necessário acessar o site da Delegacia Online e clicar no ícone “Delegacia de Polícia Online da Mulher RS”. Após registrar a ocorrência, a vítima pode indicar quais medidas deseja solicitar. Entre elas estão o afastamento do agressor do lar, proibição de contato com a vítima e familiares, restrição de acesso a determinados locais, suspensão de visitas a menores, retirada de posse ou porte de armas e solicitação de pensão alimentícia.
A vítima deve possuir uma conta no
GOV.BR para garantir a segurança no envio das informações. Uma cartilha explicativa com o passo a passo do processo também está disponível no site. A Polícia Civil segue incentivando o uso da plataforma como uma forma de promover proteção rápida e eficiente diante de situações de risco.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper