Offline
RS ainda aguarda 1 milhão de doses da vacina contra a gripe; baixa adesão preocupa autoridades de saúde
Publicado em 20/05/2025 09:19
NOTICIAS
O Rio Grande do Sul ainda tem cerca de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe para receber do Ministério da Saúde, o que representa 25% do total destinado ao Estado na campanha nacional de imunização de 2025. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), que afirma que os 75% restantes — cerca de 4 milhões de doses — já foram distribuídos aos municípios.
Segundo Tani Ranieri, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da SES, a baixa procura entre os grupos prioritários, como idosos, gestantes e crianças, provocou recusa de prefeituras em receber mais vacinas. A média de cobertura entre esses públicos até agora é de apenas 30%.
— Nem todos os municípios estavam desejando receber o quantitativo previsto para atender à sua população prioritária. No momento em que houve a resolução que abriu a estratégia para toda a população, os municípios decidiram aderir ao quantitativo total previsto — afirmou Ranieri.
Na semana passada, o governo estadual ampliou o acesso à vacina para todas as pessoas acima dos seis meses de idade, independentemente de pertencerem ou não aos grupos prioritários. A medida integra uma série de ações para tentar conter o avanço das doenças respiratórias durante o período mais crítico do inverno.
Também nesta segunda-feira (19), o Rio Grande do Sul decretou situação de emergência na saúde devido ao aumento expressivo nos casos de síndromes respiratórias. A iniciativa visa agilizar a adoção de medidas de enfrentamento à situação.
Como parte da resposta, uma portaria publicada neste mês autorizou a liberação de R$ 20 milhões do Fundo Estadual da Saúde, com o objetivo de apoiar os municípios na ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde. A expectativa é que, com mais acesso, a população possa se vacinar e receber atendimento em tempo hábil, minimizando os impactos da crise respiratória no Estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online