Offline
Colheita de soja no Rio Grande do Sul avança com 88% da área já colhida, aponta Emater
Publicado em 06/05/2025 10:01
AGRO
A colheita da soja no Rio Grande do Sul avançou de forma expressiva, com 88% da área cultivada já colhida, conforme o Informativo Conjuntural divulgado recentemente pela Emater/RS-Ascar. O progresso foi impulsionado pela estabilidade climática, com dias secos e ensolarados, condições que favorecem tanto as operações de campo quanto a logística de escoamento da produção.
De acordo com a Emater, as lavouras semeadas em novembro e no início de dezembro já foram totalmente colhidas, e os produtores agora aguardam a maturação das áreas plantadas a partir da segunda quinzena de dezembro. Apesar da desuniformidade na maturação das lavouras, as últimas semanas apresentaram melhora na qualidade dos grãos, com a baixa umidade favorecendo a secagem natural dos grãos, que atingiram teores entre 12% e 13%. Esse cenário facilitou a debulha tanto nas lavouras quanto nas máquinas colhedoras.
Para otimizar a colheita e reduzir perdas, muitos produtores têm ampliado os turnos de trabalho, incluindo operações até o início da noite ou contratando serviços terceirizados. A medida visa antecipar a colheita, evitando prejuízos caso as chuvas retornem.
O levantamento também revelou que 11% das lavouras restantes estão em estágio de maturação fisiológica, enquanto 1% ainda se encontra no processo de enchimento de grãos. Em regiões impactadas pela estiagem, produtores e arrendatários têm renegociado contratos de arrendamento, ajustando os valores devido à quebra de produtividade.
Em termos de comercialização, o preço médio da saca de 60 quilos sofreu uma queda de 2,82% na última semana, passando de R$ 127,24 para R$ 123,65. Esse movimento reflete as oscilações no mercado, que continuam a impactar o setor agrícola do estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online