A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Red Bullet para desarticular uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas sintéticas e estelionatos em Estância Velha, no Vale do Sinos, e em Charqueadas, na Região Carbonífera. Até as 7h, quatro pessoas haviam sido presas — seus nomes ainda não foram divulgados.
Além do tráfico, o grupo é investigado por aplicar o chamado golpe dos nudes, em que criminosos exigem dinheiro para não divulgar supostas fotos íntimas trocadas em redes sociais. Segundo o delegado Ewerton Melo, da 1ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN), ao menos seis pessoas foram vítimas do golpe, que causou prejuízos superiores a R$ 20 mil. Um dos homens chegou a transferir R$ 18 mil aos estelionatários.
Durante a ação, a polícia cumpre quatro mandados de prisão — sendo dois preventivos e dois temporários — e cinco ordens de busca e apreensão nas residências dos investigados. Mandados também são executados na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, onde dois apenados, já condenados por outros crimes, são suspeitos de participação no esquema.
As investigações começaram em abril do ano passado, após a prisão em flagrante de dois indivíduos por tráfico de entorpecentes no bairro Sol Nascente, em Estância Velha. Na ocasião, comprimidos de ecstasy, quatro celulares e um veículo foram apreendidos. A análise do conteúdo dos aparelhos revelou a atuação de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas sintéticas e ao golpe dos nudes.
Conforme a Polícia Civil, a quadrilha teria tentado aplicar o golpe em centenas de pessoas, inclusive em outros Estados. Os criminosos criavam perfis falsos, muitas vezes se passando por mulheres menores de idade, simulavam envolvimento emocional com as vítimas e, após a troca de fotos íntimas, iniciavam a extorsão.
A Operação Red Bullet busca esclarecer vínculos entre os investigados e reunir provas para a conclusão do inquérito policial.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper