Offline
Recuperação de pontes entre Lajeado, Estrela e Arroio do Meio alivia trânsito e impulsiona logística no Vale do Taquari
Publicado em 24/04/2025 10:43
NOTICIAS
As últimas semanas marcaram um alívio significativo para motoristas, pacientes e empresas que dependem das rodovias do Vale do Taquari. A liberação das pontes sobre a RS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, e da BR-386, entre Estrela e Lajeado, reduziu drasticamente os congestionamentos e facilitou o escoamento de grãos e mercadorias pela chamada Rodovia da Produção.
Os trechos haviam sido duramente atingidos pela enchente histórica do ano passado, que destruiu parte da BR-386, isolou comunidades e impactou severamente a economia regional. A reconstrução emergencial da ponte seca sobre o Arroio Boa Vista e da estrutura sobre o Rio Taquari foi finalizada, obedecendo aos parâmetros anteriores à cheia, que chegou a 30 metros de altura.
A concessionária CCR ViaSul, responsável pela rodovia, afirmou que priorizou a recuperação emergencial para restabelecer o tráfego. Alterações estruturais, como a elevação das pontes, ainda dependem de estudos técnicos e da aprovação da ANTT, o que deve ocorrer apenas após 2025. Ao todo, mais de 60 pontos da BR-386 foram afetados pelas cheias, e o investimento previsto nas obras de recuperação é de R$ 300 milhões.
Ainda seguem em obras dois trechos considerados gravíssimos: o km 288, em São José do Herval, e o km 308, em Pouso Novo, com previsão de conclusão até junho.
A importância da infraestrutura ficou ainda mais evidente durante os meses de tráfego limitado. Para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, que atende 3,9 mil pessoas por dia — 65% vindas de municípios vizinhos — cada minuto no trânsito representa risco de vida. “No caso de um AVC, dois milhões de neurônios são perdidos por minuto”, alerta o diretor-executivo da instituição, Cristiano Dickel.
Empresas como a Tintas Nobre e a Scapini Transportes relatam impactos persistentes no custo logístico. A Tintas Nobre viu o frete subir 10% após a enchente, aumento que não recuou. Já a Scapini, que teve R$ 20 milhões em prejuízos, admite direcionar novos investimentos para fora do Estado diante da instabilidade provocada pelos desastres naturais.
Além disso, a recuperação das pontes trouxe alívio a moradores como Diego Rodrigo Fuhr, de Arroio do Meio, que precisa se deslocar três vezes por semana a Lajeado para hemodiálise. “O estresse do trânsito afetava ainda mais nosso estado de saúde”, relata.
Para evitar novos colapsos viários, a região discute propostas como a construção de novas pontes e um anel viário que tire o fluxo pesado do centro de Lajeado e Estrela. A ideia é apresentar os projetos ao Ministério dos Transportes.
— O recado está dado. Não existe sinal mais claro. Precisamos de infraestrutura para crescer — reforça o diretor da Tomasi Logística, Diego Tomasi.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: GZH
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online