Nos primeiros 100 dias de governo, a Administração Municipal de Ibirubá identificou uma grave situação envolvendo a oficina mecânica do município. Em 28 de março de 2025, uma vistoria realizada pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM-RS) constatou diversas irregularidades ambientais no local, incluindo licença de operação vencida desde outubro de 2024, ausência de piso impermeabilizado, falta de canaletas de condução, caixa separadora de resíduos e recipientes identificados conforme o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A Licença de Operação havia sido emitida em 23 de outubro de 2023 com validade de um ano, e previa, como uma de suas principais condicionantes, a realização de melhorias estruturais no prazo de 180 dias — prazo este expirado em abril de 2024, sem que as exigências tenham sido atendidas. Apesar de a situação já ser de conhecimento da gestão anterior, que chegou a expedir a Notificação nº 39/2024 em junho do ano passado, o vencimento da licença e demais pendências não foram comunicados à Equipe de Transição da atual administração.
Diante das irregularidades, a PATRAM determinou a suspensão imediata das atividades da oficina, e no dia 31 de março de 2025, o Município foi formalmente autuado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente.
Para garantir a continuidade da manutenção da frota e evitar prejuízos à prestação dos serviços públicos, a atual gestão iniciou um processo de locação emergencial de um novo espaço, além de já estar providenciando a regularização ambiental e o planejamento de uma nova oficina, adequada às normas técnicas e ambientais.
Segundo a Prefeitura, embora a omissão da gestão anterior tenha agravado a situação, a atual administração está comprometida em resolver o problema com responsabilidade, transparência e agilidade, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a eficiência e o respeito ao meio ambiente.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper