O estudante Yurique Carvalho Sarda Dequech alcançou uma importante conquista em sua trajetória educacional: no último dia 11 de abril, ele colou grau como Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ingressante em 2022 no curso técnico integrado ao Ensino Médio, Yurique é autista e, ao longo dos anos, destacou-se pela dedicação, resiliência e capacidade de superação.
A cerimônia de formatura, realizada no auditório da instituição, reuniu familiares, amigos e colegas para celebrar a conquista de Yurique e de outros 73 estudantes formados nos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Mecânica. O grau foi entregue pela diretora-geral do campus, Sandra Zorzo.
Durante sua trajetória, Yurique recebeu apoio da equipe pedagógica e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), que atua para promover a inclusão e garantir que estudantes com diferentes perfis de aprendizagem possam desenvolver seu potencial. A coordenadora do NAPNE, Adriana Riguer Della Méa, destacou a importância do momento:
“É muito inspirador ver o progresso dele e como ele está quebrando barreiras, mostrando que, com apoio adequado e determinação, é possível alcançar grandes objetivos. Com certeza, o exemplo dele pode motivar outros estudantes autistas a seguir seus sonhos e continuar seus estudos.”
O caso de Yurique reforça a importância de políticas de inclusão efetivas e do comprometimento institucional com a diversidade. O IFRS – Campus Ibirubá oferece estrutura e acompanhamento especializados, respeitando as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promovendo o acesso equitativo à educação técnica de qualidade.
A formatura de Yurique é um marco não apenas em sua vida, mas também um exemplo inspirador de que educação inclusiva transforma realidades e abre caminhos para um futuro mais justo e acessível.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Instituto Federal de Ibirubá