Nesta terça-feira, 15 de abril, o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, integrou uma comitiva de representantes do agronegócio gaúcho em agenda na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília. A principal pauta da reunião foi a busca por soluções ao crescente endividamento dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, agravado pelos prejuízos sucessivos causados por períodos de estiagem desde o ano de 2020.

Ainda durante a tarde, o grupo também esteve reunido com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Guilherme Campos, reforçando a urgência de medidas que deem fôlego financeiro ao setor produtivo do estado.
Segundo apurado pela equipe de reportagem, tanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não receberam o grupo. As respectivas assessorias informaram que ambos cumpriam outras agendas no momento da visita.
A comitiva contou com diversas lideranças do setor agropecuário e político, incluindo o senador Luis Carlos Heinze, o presidente da Cotrijuí, Nei Mânica, e o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva. Também esteve presente o cruz-altense Moacir Magalhães Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta.
Além deles, participaram da reunião demais entidades e lideranças do setor agropecuário, reforçando a necessidade de medidas emergenciais que contemplem a renegociação de dívidas, ampliação de prazos de pagamento e novas linhas de crédito para garantir a continuidade da produção no campo gaúcho.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper