Com o objetivo de fortalecer os valores cristãos e valorizar a cultura local durante a Páscoa, a Praça Clara Saft, em Quinze de Novembro, passou a contar este ano com uma Osterbaum – a tradicional Árvore de Páscoa de origem alemã, símbolo de renovação e esperança. A iniciativa envolve a participação ativa da comunidade, alunos e professores, promovendo um momento de união em um período marcado pelo distanciamento social entre famílias.
A Osterbaum é montada com um galho seco, representando a frieza e a morte do sepulcro de Jesus Cristo. Nele, são penduradas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida e a ressurreição. O ovo, nesse contexto, carrega o significado de vida oculta que se revela no momento certo. Com isso, a árvore se torna um forte símbolo de fé e renovação, resgatando tradições trazidas pelos imigrantes alemães.
“E assim, através desta árvore, uma tradição alemã, renovamos nossa esperança cristã”, destacam os organizadores da ação.
Durante a Semana Santa, estão previstas diversas atividades de integração, como o enfeite coletivo da Osterbaum, a tradicional caça ao ninho no Sítio das Aves, passeio de dimdim, celebração ecumênica, culto de Páscoa e um piquenique coletivo. As ações buscam reforçar os laços comunitários, resgatar os símbolos pascais e oferecer momentos de reflexão e confraternização para todas as idades.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper